A secretária de Educação de Jacundá, Geane de Deus, lançou na sexta-feira (14) uma inovação no sistema público de ensino: o projeto “Na Trilha da Aprendizagem” com o objetivo de oferecer atendimento especializado aos alunos que necessitem avançar nos níveis de leitura e hipóteses da escrita. Inicialmente serão atendidas 80 crianças que estejam cursando o 3º do Ensino Fundamental.
Geane explicou que o projeto nasceu do anseio das escolas e de ações propostas nos conselhos de classe das escolas do ensino fundamental e também atende a uma proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do Ministério da Educação. “Muitos dos nossos alunos precisam ser alfabetizados no tempo certo e que por algum motivo não consegue acompanhar as etapas da aprendizagem do processo de alfabetização”.
O público alvo são alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, “pois, infelizmente, ainda acontece de ter alunos estando na última etapa do ciclo de 1º, 2º e 3º ano com dificuldade na apropriação da escrita e no desenvolvimento da competência leitora”, explica a coordenadora do projeto, professora Cristiane Aguiar, que detalhou ainda que os alunos serão assistidos de forma personalizada, com material didático específico e atendimento individualizado”.
O projeto foi implantado no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça do CEU). Cada turno tem duração de 1h 30m e terá 10 alunos. “Vamos atender 80 crianças, distribuídas em turnos e horários diferentes, no contra-turno de suas aulas regulares. E a metodologia está baseada na dinâmica e estímulos de leitura e escrita focada no avanço dos níveis do aluno, que terá tempo determinado para participar do projeto, no qual a meta é concluir o processo de alfabetização em 3 meses e, então, partir para o atendimento a outro grupo de alunos”, cita Cristiane.
“É um projeto de extrema importância para que consigamos avançar a questão do ensino de qualidade e essa etapa do ensino fundamental é essencial para o desenvolvimento da criança que precisa estar alfabetizadas até aos 8 anos de idade, uma das metas programa Todos pela Educação”, destacou Jeanete dos Santos e Santos, orientadora de estudos do PNAIC.
Participaram da solenidade de lançamento do projeto José Ronaldo, coordenador do Grupo Gestor da Praça do CEU; Cely Gomes, do Sintepp, diretores de escolas e mães das crianças selecionadas.