Introduzir nas receitas de pães, bolos e biscoitos produtos tipicamente paraense. Esse é o objetivo do programa de capacitação tecnológica itinerante “Sabores do Pará” que ensina técnicas de elaboração de produtos de panificação e confeitaria regionais, uma iniciativa do sistema Fiepa, Senai, Sebrae e Prefeitura de Jacundá. Um total de 35 alunos participou do curso que teve duração de uma semana.
E os ingredientes como cupuaçu, macaxeira e castanha do Pará representou uma inovação para os alunos. “Conhecer esses produtos é uma coisa, agora aplicá-los às receitas é outra bem diferente, mas gostei muito de participar desse curso porque ele me abriu novos horizontes. Já aprendi a fazer pão integral, biscoito de cupuaçu, e acredito que irei trabalhar melhor e conquistar novos espaços na minha carreira”, conta a assistente de cozinha Lucineide de Oliveira, 39 anos.
Segundo o técnico de panificação e confeitaria Daniel Corrêa, coordenador da carreta itinerante do Senai, durante o curso com carga horária de 20 horas, os alunos aprenderam 11 receitas com ingredientes regionais. “É a maneira que encontramos para incentivar e destacar, além de valorizar as riquezas alimentares do nosso Estado, através de receitas simples e saborosas”. O técnico explicou ainda que boa parte dos alunos são donos do seu próprio negócio ou trabalham no ramo. E no decorrer do curso, ele incentiva a turma a inovar nas receitas. “O profissional precisa buscar iniciativas próprias, fazendo de nossa matéria-prima deliciosas receitas”.
“Estamos atendendo uma reivindicação dos profissionais que atuam na cidade trabalhando em panificadoras e lanchonetes, e também atendendo um pedido dos proprietários desses estabelecimentos que sempre cobraram cursos voltados a qualificação profissionais de seus colaboradores. Esta é a segunda iniciativa de nossa gestação especificamente para essa finalidade”, explicou o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semica), Itonir Tavares.
O programa de qualificação atenderá neste ano 65 municípios do Estado do Pará. E Jacundá foi 38º a ser beneficiado, contemplando 35 pessoas. Além dos organismos institucionais, a indústria de trigo Mirella é parceira do programa. O curso começou no dia 24 e terminou na sexta-feira, 28.