Com uma proposta voltada à valorização da educação e compromisso da sociedade, 40 pelotões desfilaram pela Avenida Cristo Rei, no centro da cidade de Jacundá, em homenagem à Independência do Brasil, na tarde de sexta-feira, 4, cujo o tema apresentado destacou a “Educação e sociedade: juntos podemos mais”. As autoridades assistira a homenagem em um palanque instalado.
Além das apresentações de 30 escolas públicas e privadas, o desfile teve também a presença de um pelotão do Exército Brasileiro, desbravadores da igreja Adventista, banda e fanfarra de Tucuruí e secretarias de cultura, desportos e lazer (Secult), Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Mulher, Terras e Assistência Social. “Para fazer uma educação de qualidade é necessário a união de todos, por isso tivemos a ideia de trazer todos à avenida para mostrar que Jacundá quer melhorar seu nível educacional”, explicou a secretária de Educação (Semed), Geane de Deus.
Neste ano, a Semed distribuiu os pelotões em três locais de concentração. Crianças de 3 a 7 anos de idade – do ensino infantil – se concentraram no Posto São Francisco. Na escola Rosália Correia os pelotões de estudantes com idade entre 8 e 24 anos. Por último, pelotões formados com alunos de idade entre 25 e 36 ficaram no Centro Educacional de Jacundá. De acordo com estimativa dos organizadores, mais de 2,5 mil alunos e outros 900 profissionais da área de educação participaram da atividade cívica, que reuniu mais de 5 mil pessoas na avenida Cristo Rei. “Antecipamos a nossa comemoração da Semana da Pátria para oferecer ao público algumas apresentações de outras cidades. E agradeço a todas as escolas e ao público que prestigiou o nosso desfile”, foram as palavras do gestor municipal Izaldino Altoé, que assistiu ao desfile ao lado do Tenente Coronel Hélcio, vice-prefeito Itonir Tavares, vereador Lindomar Marinho (presidente da Câmara) e demais autoridades e convidados.
O primeiro grupo a desfilar pela Avenida Cristo Rei foi formado pelas crianças matriculadas na creche Dona Flor. E trouxe como tema a estória do Pequeno Príncipe. Em seguida, a escola Luz do Amanhã, do bairro Alto Paraíso, que atende a 420 crianças, apresentou os contos de Monteiro Lobato, evidenciado o Sítio do Pica-pau Amarelo com seus personagens que aguçam a mente de muitas gerações. “Alegria de ser criança” foi apresentada pelos pequenos alunos da creche Crer e Ser. E assim, a homenagem prosseguiu até que o último carro passasse pela avenida.