A 3ª Conferência municipal da condição feminina trouxe como tema: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O evento aconteceu na sexta-feira (25) no prédio da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Sepom) e foi realizada pelo Conselho Municipal da Condição Feminina. E contou com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil organizada, além de mulheres dos diversos segmentos sociais da cidade.
Na abertura do evento, a presidente do conselho municipal, Maria Ene Lisboa, enfatizou a importância da conferência. “Quero que esta conferência seja mais uma grande transformação vivenciada na vida das mulheres, superando barreiras e vencendo limites para o equilíbrio de toda sociedade”.
Por sua vez, o vice-prefeito Itonir Tavares, destacou as conquistas das mulheres. “A nossa administração valoriza e apoia as mulheres de Jacundá ao oferecer suporte institucional com diversos serviços básicos, como assistência jurídica, de saúde e psicológico”. Também presente ao evento, a ex-secretária da Mulher e atual vereadora, Adélia Figueiredo. Na ocasião a representante do Legislativo, citou a instalação do Centro de Referência – hoje programa Maria do Pará – como uma das conquistas de apoio às mulheres do município.
“As realizações de conferências tornaram-se amplas, abrangentes e inclusivas, como parte do exercício política da democracia participativa, as mulheres nesse processo conquistaram espaço e englobaram como segmento e atualmente a tua nesse cenário com políticas exclusivas. É ma perspectiva de influenciar, mobilizar e alcançar “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, explicou a secretária Eliane Santos Pinheiro”.
Durante o evento as mulheres debateram a “contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades paras as mulheres em diversidade e especificidades”. Também sobre as “estruturas institucionais e políticas públicas as mulheres em âmbito municipal, estadual e federal”. Mais dois tópicos abordaram o sistema político com a participação das mulheres e igualdade; e sistema nacional de políticas públicas para as mulheres.
Marcaram presença a conferência o delegado Sérgio Máximo, o gerente do Banco do Brasil, José Maria, a ex-vice prefeita e ex-secretária da Mulher, a empresária Alciene Porto, além de convidados.