Estudantes de 19 escolas municipais de Jacundá estão passando por uma avaliação médica com o objetivo de prevenção, promoção, atenção e formação à saúde de crianças, adolescentes e jovens. O trabalho teve início no dia 28 de setembro e será concluído dia 5 de outubro. A meta de cobertura é 5.411 alunos numa ação que envolve as secretarias de Educação e Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal.
Em Jacundá, o programa é realizado em parceria com as duas pastas por meio de um grupo de trabalho intersetorial. “Realizamos ações de antropometria, saúde bucal, saúde mental, avaliação auditiva e oftalmológica”, explica o enfermeiro Ailton Lima. Ele cita ainda que os estudantes recebem orientação sobre direitos sexuais reprodutivo e sobre doenças sexuais transmissíveis, sexo seguro, gravidez na adolescência.
Sobre a avaliação antropométrica, Ailton explica que se faz necessário para detalhar tanto o peso quanto a altura do aluno, que resultará no Índice de Massa Corporal “IMC”. “Com essa informação podemos avaliar o perfil nutricional dos alunos para saber a necessidade das escolas em relação ao cardápio da merenda escolar”.
Talita Silva Oliveira, coordenadora do Posto de Saúde da Feirinha, lembra que muitos adolescentes têm dificuldade em procurar um posto de saúde até para receber as recomendadas doses de vacinas. “E, a carteira do aluno tem todas as informações, tipo o quadro de vacinas, crescimento, estado nutricional, o que permite perceber quando houver alteração fisiológica ou anormal durante a puberdade, tornando a de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dos estudantes”.
“É bom pra gente se cuidar, tem muitas informações importantes para nossa saúde. E essa equipe trouxe vacinas até a nós, pois muitos colegas moram na zona rural e têm dificuldade para receber vacinas. Agora vou cuidar melhor do meu corpo”, diz Raissa Jociele Morais Carvalho, estudante.
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.