Durante todo o domingo (4) a escola Maria da Glória Rodrigues Paixão teve movimento intenso em decorrência da eleição para o cargo de conselheiro tutelar pelo município de Jacundá. Mais de 5 mil eleitores compareceram ao local de votação, que elegeram 5 dos 19 candidatos. A apuração foi encerrada às 10h de segunda-feira (5). Domingos Costa, Raylane, Irmã Helen, Marcelo e Belizário são os eleitos para um mandato de 4 anos.
Acompanhado de perto pelo Ministério Público do Estado do Pará, Poder Judiciário, além dos órgãos competentes de defesa da criança e do adolescente, a eleição foi considerada tranquila pelos organizadores. O promotor de Justiça Sávio Ramon Batista da Silva acompanhou por mais de 24 horas o processo eleitoral e apuração dos votos. Segundo ele, o pleito transcorreu com tranquilidade desde a campanha que teve duração de 45 dias. “A eleição foi unificada, o que permitiu maior divulgação e resultou num comparecimento expressivo de votantes”.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), advogado Fernando Oliveira, também considerou tranquilo a realização do pleito. Ele ressaltou que a unificação da eleição em todo o Brasil motivou o comparecimento expressivo de eleitores. “Não tínhamos ideia que tantos eleitores iriam votar, mas ao final tudo transcorreu conforme planejamos”. Ideia dividida com a presidente da Comissão Eleitoral Temporária, Maria D’Ajuda. “Pela primeira vez tivemos uma votação tão movimentada e uma apuração exaustiva, com mais de 12 horas de duração”.
Dos quatro candidatos que concorreram à reeleição neste ano, apenas Raylane dos Santos foi reeleita. Irmã Hellen da Silva, filha de uma ex-conselheira tutelar, é uma das estreantes juntamente com Marcelo Dias e Wallaci da Silva Souza, o Belizário. O primeiro colocado entre os cinco, Domingos Costa assume seu terceiro mandato de conselheiro. “Estou muito feliz. Foi uma campanha muito acirrada”, disse ao receber o resultado.
Dos 34.527 eleitores cadastrados no Fórum Eleitoral de Jacundá, 5.424 compareceram para votar, o que corresponde a aproximadamente 16% do eleitorado. Votos Branco foram 34 e 412 votos Nulos.
Abaixo, a lista dos eleitos, suplentes e não eleitos.
Eleitos
Nº 13 - DOMINGOS DA CONCEIÇÃO COSTA (DOMINGOS COSTAS) - 500 - 1º. TITULAR
Nº 11 - RAYLANE DOS SANTOS SOARES (RAYLANE PEQUENA) - 478 - 2º. TITULAR
Nº 9 - HELLEN DA SILVA SOUSA (IRMÃ HELLEN) - 438 - 3º. TITULAR
Nº 4 - MARCELO DE SOUZA DIAS (MARCELO DO ALMIR) - 402 - 4º. TITULAR
Nº 1 - WALLACI DA SILVA SOUZA (BELIZÁRIO) - 368 - 5º. TITULAR
Suplentes
Nº 10 - ALÉIA NUNES DOS SANTOS (LÉIA DO RAIMUNDÃO) - 355 - 1ª. SUPLENTE
Nº 5 - ROSENILDE SANTOS DE JESUS (IRMÃ NILDE) - 290 - 2ª. SUPLENTE
Nº 14 - JAILSON MOURA RODRIGUES (JAILSON MOURA) - 287 - 3º. SUPLENTE
Nº 12 - NATAL RIBEIRO DA SILVA (NATAL PS) - 270 - 4º. SUPLENTE
Nº 8 - MARIA APARECIDA RODRIGUES DE ARAÚJO (CIDA) - 268 - 5ª. SUPLENTE
Não eleitos
Nº 3 - LIDIANE DA COSTA ROSA (LIDIANE) - 210 - NÃO ELEITA
Nº 17 - LEISÂNGELA ALVES DE SOUZA (LEISÂNGELA) - 209 - NÃO ELEITA
Nº 19 - JANES RODRIGUES DA CRUZ (JANES) - 208 - NÃO ELEITO
Nº 16 - MARIA RAIMUNDA TORRES DE SOUSA (MARIA) - 196 - NÃO ELEITA
Nº 2 - MARCELO ALVES RODRIGUES (MARCELO ALVES) - 165 - NÃO ELEITO
Nº 6 - CÍCERA DA SILVA (CICÉRA) - 153 - NÃO ELEITA
Nº 15 - GLAÚCIA NOVAIS BORGES (GLAÚCIA) - 119 - NÃO ELEITA
Nº 18 - FERNANDA PENALVA OLIVEIRA (FERNANDA PENALVA) - 55 - NÃO ELEITA
Nº 7 - CLEITON RODRIGUES DOS SANTOS FERNANDES (CLEITON) - 7 - NÃO ELEITO