Resultado de uma parceria entre a Junta Comercial do Estado do Pará e Prefeitura de Jacundá, através da secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semica), a implantação da Unidade Desconcentrada da Jucepa será inaugurada nas próximas semanas no município. O anúncio feito pelo vice-prefeito e gestor da pasta, Itonir Tavares, encerra uma reivindicação antiga do empresariado e profissionais prestadores de serviços do setor contábil.
O secretário explicou que a classe empresarial e os prestadores de serviços na área de contabilidade cobravam a presença da Jucepa em território jacundaense. “Dezenas de ofícios em nome da Associação Comercial e Industrial e da Prefeitura de Jacundá solicitavam essa instalação da Jucepa. E, só foi possível por meio de uma parceria entre o poder público Municipal, governo do Estado e Jucepa, que entendeu a necessidade do nosso município”. Itonir informou também que aguarda uma nova data para a inauguração da Jucepa. “Com a alteração na diretoria estadual, ainda não fomos informados sobre uma nova data, mas a sala está equipada e os funcionários treinados para atender os usuários”.
A unidade deveria ter sido entregue em outubro passado, mas em decorrência de troca de diretoria da Jucepa, a inauguração foi adiada. E quando estiver funcionando, a coordenadora da Unidade Desconcentrada, Kelihane Aguiar, detalha que será possível realizar migração de empresa MEI para micro, além de abertura e fechamento de empresa – microempresa, empresa individual de responsabilidade limitada e empresa de sociedade limitada-, alteração contratual e arquivos. “Todos esses serviços são acessados em Marabá ou Belém, mas a partir da inauguração do escritório passam a ser oferecidos em Jacundá”.
Kelihane diz ainda que todo o sistema é interligado através do programa Portal do Registro Mercantil Integrado, que liga Receita Federal, Sefa, Jucepa e Prefeitura. Paralelo a isso, já está funcionando a certificação digital. O empresário Adailton Batista recebeu em meia hora o seu certificado digital. “Muito eficiente esse serviço. Antes era necessário um dia para resolver isso em Marabá ou Belém”, diz ele que recebeu o cartão das mãos da coordenadora Daiane Santana.
O município de Jacundá possui 5.448 empresas ativas e mais 633 micro empresas individuais, com uma população superior a 50 mil habitantes. Esses números foram importantes para que o município recebesse a representação da Jucepa.