Mais de 2,5 mil pessoas estão recebendo atendimento oftalmológico na cidade de Jacundá, através de parceria com a organização não-governamental BSM Saúde, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. Consultas, exames e armações de óculos são fornecidos gratuitamente pela organização que promove a campanha Semana de Saúde Visual.
O presidente do Legislativo, vereador Lindomar Marinho, reconheceu a deficiência do município em relação a oferta de serviços na área oftalmológica. “É uma oportunidade que não poderíamos deixar passar, pois a nossa gente necessita de atendimentos com profissionais. E o nosso sistema público de saúde não oferece, e por isso, consideramos importante o trabalho dessa instituição para melhorar a saúde da população jacundaense”.
Júnior Sena, um dos coordenadores da ação social, explicou à Reportagem que a BSM Saúde promove atendimento médico-oftalmológico nos estados do Maranhão, Piauí, Goiás, Ceará e Pará. Na cidade de Jacundá, a Semana da Saúde Visual acontece no período de 9 a 14, e os custos operacionais das equipes de apoio e médico são arcados por empresas privadas. Ele citou que parcerias com instituições não-governamentais e públicas são importantes para promover a ação social. “Firmamos parcerias com a Prefeitura e Câmara, que cederam espaço e equipe para ajudar na organização dos atendimentos”.
Sena detalha que os atendimentos consistem em uma triagem que são realizados por três técnicos, responsáveis pelos exames base e auto-refração. Em seguida, uma equipe de 3 médicos oftalmologistas examinam os pacientes. Eles realizam exames específicos como tonometria, retinografia, fundoscopia e grins. “O paciente passa por uma consulta, realiza os exames e recebe o diagnóstico, além disso, oferecemos a armação dos óculos, ficando o paciente responsável pela aquisição das lentes”.
Antes de receber atendimento médico, a comunidade participa de uma palestra de 15 minutos. Alan Cavalcante, também coordenador da equipe, falou para uma platéia de 80 pessoas sobre os principais problemas visuais que atingem a população e também os cuidados que cada um deve ter com seus olhos. Ele citou que 75% da população tem algum problema de disfunção visual, principalmente relacionados à miopia e glaucoma.