Na semana passada 23 pessoas participaram de um seminário realizados em Jacundá que evidenciou a importância de buscar qualificação e capacitação profissional. O Empretec, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Desde 2013, a Prefeitura de Jacundá, por meio da secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semica) firmou parceria com Sebrae, Senar, Senai e Embrapa para ministrar cursos na cidade. “A maioria deles é gratuito para a população, pois entendemos que capacitar e qualificar são a saída para enfrentarmos essa crise econômica. Com isso surgem novas oportunidades de negócios e novos horizontes se abrem para o empresariado local, gerando mais emprego e renda”, explica o secretário da Semica e vice-prefeito Itonir Tavares.
De acordo com pesquisas encomendas pelo Sebrae, mais de 90% dos empreendedores que fizeram o Empretec registram aumento dos lucros após a conclusão do seminário e aplicaram imediatamente mudanças em seus produtos e serviços com base nos conhecimentos adquiridos. Daiane Santana participou da turma, e segundo ela, foi possível extrair experiências inovadoras. Durante o seminário, uma das tarefas foi criar uma empresa fictícia, e ela apostou na fabricação de mousse de chocolate, cupuaçu, maracujá e abacaxi. A ideia deu tão certo que Daiane superou seus “concorrentes” e faturou a premiação de melhor empresa ao comercializar 277 embalagens de mousse, faturando R$ 1.385,00. “Aprendi muito com esse seminário, principalmente planejar as ações”.
De acordo com o facilitador do Sebrae o economista Emanuel Jorge, “o Empretec é um seminário compartamental, que trabalha as 10 características dos participantes no âmbito do empreendedorismo, visando buscar os limites, pontos fracos e fortes, a planejar as ações para que este individuo possa tomar atitudes e realizar ações como empreendedor”.