A Junta Comercial do Pará (Jucepa) e a Prefeitura de Jacundá inauguraram nesta quarta-feira (25) uma Unidade Desconcentrada de Atendimento. Com essa já são 19 UD's em funcionamento no interior e Região Metropolitana do estado. A cerimônia aconteceu no prédio da secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semica) com a presença de empresários, contadores e autoridades políticas.
A UD funciona como coordenadoria regional da Jucepa e permite que o registro mercantil passe a ser feito na própria cidade de Jacundá. Segundo o secretário geral da casa, José Cláudio Alves, isso representa mais facilidade para a regularização da atividade empresarial nos municípios e, consequentemente, uma melhoria de arrecadação tanto para o Estado quanto para os municípios. A estimativa é de um incremento em torno de 40%, já que quase 5 mil empresas estão registradas no município de Jacundá, distribuídas entre indústrias, comércio e serviços e micro empreendedor individual (MEI).
A Unidade Desconcentrada da Jucepa, em Jacundá, vai funcionar na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semica). Com o serviço, os empreendedores, que antes precisavam se deslocar até Marabá, passam a fazer o registro de seus empreendimentos no próprio município. “É mais comodidade e também mais acesso à informação para o empreendedor local”, ressalta o secretário geral, que participou da inauguração juntamente com o vice-presidente da Junta, Mauro dos Santos Leônidas e o assessor regional Marcelo Pantoja.
Para o vice-prefeito e responsável pela Semica, Itonir Tavares, a instalação da Jucepa no município representa a realização de um sonho antigo dos profissionais contadores que antes de sua implantação viajavam para Marabá ou Belém para resolver os problemas das empresas e uma conquista da classe empresarial. “A presença da Jucepa melhora o atendimento às empresas de Jacundá, facilita o serviço dos profissionais e permiti mais desenvolvimento para o nosso município”.
A contadora Ociene Lima Silva explica que a instalação da unidade da Jucepa facilitará o seu trabalho e dos colegas profissionais. “Se durante a análise de um processo surgisse algum problema, a correção poderia acontecer num período superior a 15 dias, pois tínhamos se deslocar de Jacundá, uma vez por semana, para ir a Marabá, o que causava – em certas ocasiões - transtornos e prejuízos aos escritórios de contabilidade e, principalmente aos clientes. Agora tudo será resolvido com menos tempo e gastos financeiros”.