Um ciclo de palestras realizadas para aproximadamente 300 pessoas da cidade de Jacundá abordou “a crise como oportunidade de negócios”. O evento mostrou ao empresariado local e investidores interessados em promover investimentos no município que novos negócios podem surgir diante de abalos na economia. Iniciativa da secretaria de Indústria Comércio e Agronegócio (Semica) em parceria com o Sebrae de Marabá, e que aconteceu na Loja Maçônica de Jacundá, na noite de quarta-feira, 25.
“O problema é que muitos empresários ficam sem saída pela falta de perspectiva apresentada pela imprensa nacional. Isso acontece todos os dias, 24 horas. Mas observo que em momento de crise é que nascem novas idéias e oportunidades de negócios, abrindo nossa visão para oportunidades que antes não conseguíamos observar”, explica o secretário da Semica, e vice-prefeito Itonir Tavares.
O evento contou com o renomado palestrante professor Adroaldo Lamaison, que proferiu a palestra sobre liderança competitiva. Segundo ele, o público jacundaense estava ansioso e aberto para aprender. “O Brasil está atravessando uma crise muito grande, é uma crise mundial que está afetando todos nós. E quando você não faz o dever de casa, você sofre muito mais. Tento passar para os líderes que não podemos nos contaminar pelo pessimismo e negativismo ou pelos problemas momentâneos, ou você olha para o chão ou para o horizonte, e o líder tem que buscar novas oportunidades, a inovação é a principal arma dentro da empresa, inovar produtos e serviços, inovar nas ferramentas de vendas, marketing e atendimento”.
A noite teve ainda palestra da consultora Myrle Braun. Além de motivar a platéia, com tema do evento: a crise como oportunidade de negócios. “Evento como este que tem por objetivo mostrar que os momentos de crise são feitos para se repensar o negócio, avaliar o caminho percorrido até o momento e buscar novas formas de fazer sua empresa crescer”.
Fecharam a noite mais duas palestras. Uma sobre linha de crédito através do Banco do Brasil e outra apresentada pelo secretário de Agricultura do município do Breu Branco, sobre plantio de pimenta do reino, cacau e açaí. E, que, segundo o secretário de Jacundá, Itonir Tavares, serão oportunidades que o município passará a incentivar como forma de geração de trabalho e renda.