A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Prefeitura de Jacundá, através da secretaria de Educação (SEMED) realizaram cerimônia de colação de grau de 19 concluintes do curso de Pedagogia, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), campus de Abaetetuba. O evento aconteceu na manhã de sexta-feira, 26, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacundá (ACIJ).
A solenidade contou também com a presença do representante da UFPA e diretor de educação no Campus Universitário de Abaetetuba Dr. Carlos Edilson Monesque; professora Maria Araújo, coordenadora do curso de Pedagogia; Ana Cristina Araújo, representante do patrono da turma, prefeito Izaldino Altoé; Geremias Gonçalves, vice-prefeito de Nova Ipixuna, vereador e representante do Legislativo, Francisco de oliveira; secretária de Educação de Jacundá e paraninfa da turma, Geane de Deus, professor Marcos Adriano, coordenador local do Parfor, Karla Dayana, representante da turma; e Isabel Colares, secretária-geral do Parfor, além de pais, familiares e amigos dos formandos.
“É grande o sentimento de alegria após uma caminhada de 4 anos em sala de aula, uma jornada onde muitos pensaram em desistir, mas vocês venceram. Hoje é dia de festa, onde mais uma conquista se alcançou e novos sonhos começam a ser traçados. Parabéns!”, disse Carlos Edilson Monesque.
A secretária de Educação de Jacundá, Geane de Deus, disse que a educação se sente muito feliz em estar participando da formação de docentes. “São novas portas que se abre para melhorar a educação dos nossos estudantes, pois o município de Jacundá precisa cada vez mais de professores qualificados e com certeza esses concluintes vem contribuir com mais qualidade para o ensino público”.
Durante quatro anos a turma formada por professores de diversos municípios, entre eles Jacundá e Nova Ipixuna teve uma jornada exaustiva. A formanda Josiane Pontes de Assis é exemplo de perseverança. “Troca de experiência, construção de amizades e muito conhecimento é a herança que estamos levando para toda a nossa vida”, diz Josiane.
A ex-secretária de Educação Cristina Araújo comentou que o PARFOR é uma ação do governo federal, onde o município de Jacundá assumiu o compromisso de incentivar a participação dos educadores. “Elencamos como prioridade investir e a valorizar os educadores, através desse programa”.
Maria Ludetana de Araújo, coordenadora do colegiado de Pedagogia do PARFOR disse estar “feliz e emocionada, pois somos desafiadores ao concluirmos esse curso de pedagogia”. Já o representante do Campus de Abaetetuba, Carlos Edilson Monesque enfatizou que “o momento é especial porque estamos entregando para a sociedade mais uma turma de profissionais formada pela maior universidade do norte do Brasil. É momento de agradecer, principalmente a Deus pela oportunidade de estarmos chegando com êxito ao fim de mais uma etapa de trabalho. O PARFOR no município de Jacundá representa um esforço incansável para instituir a turma e concluir o cursos, onde a administração municipal foi parceira ao fornecer a infraestrutura necessária para a realização do curso”.
O curso de Licenciatura em Pedagogia formou 19 educadores, através do PARFOR, programa do Ministério da Educação destinado a formação de professores. A turma homenageou a professora Lúcia Pereira de Sousa, que faleceu durante o curso. Sua filha Carla Dayane Pereira de Sousa participou da cerimônia de colação de grau.