Mais de 600 alunos do 7º Ano da rede pública de ensino do município, participaram da primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A cerimônia de formatura aconteceu na tarde da última sexta-feira (27), no ginásio Padre Humberto, com a presença de educadores, estudantes, militares e vereadores. Os estudantes receberam certificados e participaram de concurso de redação.
Durante 10 dias, estudantes das escolas Rosália Correia, Coronel João Pinheiro, Escola Deputado Raimundo Ribeiro, Teotônio Apinagés e Maria da Glória Rodrigues Paixão, totalizando 640 alunos atendidos no 2º semestre deste ano, passaram por uma sabatina educacional instruída pelo sargento PM Rosinaldo Maciel e sargenta PM Claudia Ventura.
“Hoje já formamos mais 200 mil alunos, contemplando municípios como Belém, Ananindeua, Marituba, Igarapé-Açú e, dentre eles o de Jacundá, onde formamos esse número expressivo de estudantes que terão uma nova visão sobre relacionamento social e saberão enfrentar às drogas e à violência”, explicou Tenente Coronel Juniso Honorato.
“Convivemos com situações sensíveis dentro das escolas. E esse projeto nos auxiliou imensamente, pois essa integração no âmbito educacional, atuando de forma preventiva mostrou aos nossos jovens noções de civilidade, além de fornecer a eles informações sobre os riscos nocivos das drogas”, diz a secretária Educação, Geane de Deus, ao apoio do juiz da Infância e Adolescência de Belém, Wandreley Oliveira. “A partir de hoje esses jovens serão multiplicadores, contribuindo com a nossa cidade. E isso nos motiva a continuar com essa parceria”.
O aluno Danilo Rocha, da escola estadual Raimundo Ribeiro disse que as instruções que recebeu do projeto foi um alerta na sua vida. “Muitos jovens usam drogas e oferecem a seus colegas. O PROERD nos instruiu a resistir às drogas e bebidas”. “Saber dizer não é a principal arma. Eu aprendi bastante com esse curso”, completa a aluna da escola Rosália Correia, Maíza de Oliveira.
O instrutor Rosinaldo Maciel, explica que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Pará e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do ensino fundamental. “O PROERD surgiu nos Estados Unidos em 1983, na cidade de Los Angeles EUA, e se expandiu rapidamente para mais de 50 países.
No Estado do Pará, o programa teve inicio no Estado do Pará, em agosto de 2003, nos municípios de Barcarena, Conceição do Araguaia e Augusto Corrêa, que foram os precursores na divulgação e aceitação tão logo conheceram as vantagens do Programa. Cada Prefeitura e secretaria de educação, através de parcerias formadas com empresas e a sociedade civil se unem para a aquisição das cartilhas, camisetas e outros materiais, necessários a execução do Programa contemplando as escolas que aderiram à rede de proteção contra as Drogas.