Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres teve várias atividades na cidade de Jacundá. Uma delas ocorreu na tarde de sábado (5) com mais de 250 mulheres que participaram da 1ª Corrida da Mulher Determinada, realizada pela secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Sepom). A data começou no dia 25 de novembro e se estende até 10 de dezembro.
Segundo a secretária da Sepom, Eliane Pinheiro, a corrida teve 440 mulheres inscritas, com idade acima de 18 anos, “mas nem todas participaram da corrida, no entanto, foi bastante animado a tarde de sábado”. A concentração da mulherada aconteceu no Ginásio Padre Humberto Railland, e o percurso de 4 quilômetros abrangeu a Avenida Cristo Rei.
Gelcilene Rodrigures, Antonia Socorro e Eurizene Mota Lima conquistaram respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugar, e levaram com premiação R$ 1,5 mil, dois vales compras no valor de R$ 500,00 e o terceiro lugar cinco sábados de tratamento de beleza. “Uma premiação simbólica como incentivo de participação”, diz Eliane.
Eliane explica que os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher é um período aonde acontece diversas atividades de conscientização, ações educativas e culturais. “Neste ano optamos pela corrida porque se trata de um evento bastante amplo, principalmente o de cuidar da saúde, melhorar a auto-estima das mulheres e incentivá-las a prática saudável de atividades físicas”. Antes da corrida, foi realizado diversas palestras nas escolas da rede pública, abordando a questão da violência contra a mulher.
Por outro lado, cada inscrita na corrida da Mulher Determinada doou um quilo de alimento não-perecível. Os produtos serão transformados em cestas básicas e doados às famílias carentes que fazer parte da rede assistida pela Sepom.
E, para encerrar os 16 dias de ativismo, será realizado no dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, na comunidade rural da Santa Rosa, uma Ação de Cidadania, onde toda a equipe da secretaria e mais voluntários vão oferecer serviços de assistência jurídica, psicólogo e pedagogo, além de atendimento médico e de beleza.
Veja a galeria de fotos: http://goo.gl/Gdh8DW