Cerca de 40 alunos, participantes do projeto Polo Olímpico de Treinamento Intensivo de Jacundá - POTI, receberam no Dia 02 de dezembro o certificação de participação na OBMEP-2015. A solenidade aconteceu na escola Coronel João Pinheiro e contou com a participação da secretária de educação, Geane de Deus, coordenadora municipal de matemática Maria Aparecida, representando a secretaria da regional 02 - Marta Cristina de Moraes Parise, professores, alunos e familiares.
Este ano de 2015 foi realizado no Dia 12 de setembro a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, para alunos classificados para a 2ª fase da rede municipal de ensino. O resultado da OBMEP foi divulgado no último dia 27 de novembro. E os alunos de Jacundá participantes conseguiram seis premiações (três do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano e três do Ensino Médio).
Ao todo foram duas medalhas de bronze para o Ensino Fundamental/POTI e quatro menções honrosas.
A aluna Milena Pereira da Cruz medalhista de bronze (aluna do POTI), abriu os pronunciamentos reconhecendo a importância do programa. “Ano passado não tivemos o POTI e percebemos a diferença. Sou muito grata a todos os professores que nos ajudaram e estiveram sempre ao nosso lado. Eu acredito que quem tem vontade, ganha metade e a vontade de chegar lá fez a diferença”.
A coordenadora e os professores do programa foram unânimes em reconhecer o esforço dos alunos e solicitar que o POTI continue a ser ministrado nos próximos anos. “Agradecemos a secretária de educação por ter reconhecido a importância desse programa. O sucesso dos nossos alunos é fruto de uma parceria. Os professores foram muito dedicados e amigos, e os alunos esforçados”, lembrou Maria Aparecida.
E quanto a continuação, a secretária, Geane de Deus garantiu. “Se no próximo ano eu ainda estiver na Secretaria nós vamos continuar com o POTI. Queremos transformar Jacundá na cidade da Matemática. Sei que isso é possível. Já comprovamos que podemos ter mais sucesso ainda. Nossos alunos merecem”, destacou.
Pioneirismo - Jacundá é a primeira cidade da Região Norte e a 14ª do Brasil a implantar o projeto POTI; programa voltado a estimular e intensificar o estudo de Matemática entre estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e qualquer série do ensino médio interessados em participar da OBMEP. Em 2014 Daniel Pinheiro Melo ganhou para o Estado do Pará e o município uma medalha de ouro.
Alunos medalhistas - Bronze:
Rayane Pinto de Moura - 2º lugar no Estado do Pará no Nível 2 - aluna da EMEF Coreonel João Pinheiro e aluna do POTI;
Milena Pereira da Cruz - aluna da Profª. Maria de Lourdes de Jesus Marcena, aluna do POTI;
Menções Honrosas:
Willian Cardoso Mota - aluno da EMEF Maria da Glória Rodrigues Paixão;
Ismael da Silva Ferreira - aluno da EMEF Maria da Glória Rodrigues Paixão;
Mahatma Lucas Gadelha Pereira - aluno da EMEF Maria da Glória Rodrigues Paixão;
Matheus Augusto Alves de Sousa - aluno da EMEF Maria da Glória Rodrigues Paixão;