Prefeituras dos sete municípios que fazem parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí receberam, nesta quarta-feira (23), 07 lanchas com reboque e 07 caminhonetes que serão usados para realizar atividades de monitoramento e fiscalização dentro das Unidades. A entrega dos kits fiscalização foi realizada pelo Governador do Estado do Pará, Simão Jatene, aos prefeitos dos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Goisanésia do Pará.
Os equipamentos foram adquiridos pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e serão cedidos aos municípios para garantir a infraestrutura necessária para a gestão e o monitoramento ambiental no Mosaico Lago de Tucuruí. “Os equipamentos auxiliarão no monitoramento do Lago e ao combate dos ilícitos ambientais que acontecem no local, o que garantirá a descentralização da gestão ambiental das Unidades”, explica Thiago Valente, presidente do Ideflor-bio.
“Estamos aqui fortalecendo os municípios não apenas com equipamentos, mas com um programa de capacitação para que as secretarias municipais possam estar preparadas para desenvolver suas funções. Isso vai nos ajudar a destravar e acelerar a questão da própria produção, pois você tem mais segurança e agilidade”, ressaltou Simão Jatene. Ainda segundo o governador, “cada vez mais a produção, meio ambiente e o social devem caminhar juntos, e para isso é fundamental que se tenha os municípios como parceiros”, acrescentou.
No mês de novembro as sete prefeituras assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver ações conjuntas destinadas à gestão e o monitoramento ambiental integrados da região do Lago de Tucuruí, através das Secretarias de Meio Ambiente dos Municípios envolvidos. Por meio desta parceria os municípios passarão a realizar ações de monitoramento, fiscalização e licenciamento ambiental de forma integrada da região do Lago de Tucuruí.
A iniciativa aconteceu a partir das ações do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí, que elaborou um Plano de Fiscalização Ambiental do Mosaico Lago de Tucuruí, para ser implementado com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e coordenado pela Gerencia da Região Administrativa do Lago de Tucuruí, ligada ao Ideflor-bio.
“A ação tem como objetivo garantir a integração das ações de combate aos ilícitos ambientais cometidos na região”, explica Mariana. Segundo ela, as ações de monitoramento devem iniciar o mais breve possível, garantindo o defeso, época de reprodução do pescado, além de combater a extração de madeira, as queimadas, entre outros.