O curso de Letras-Espanhol, ofertado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) realizou a primeira aula na manhã desta segunda-feira (18), no prédio da universidade Aberta do Brasil (UAB), com a presença de educadores, secretária de Educação Geane de Deus e prefeito em exercício Itonir Tavares. O curso é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jacundá, Secretaria de Educação e Universidade Federal do Pará (UFPA).
“Este curso é fundamental para os municípios de Jacundá e Breu Branco. E, desde já desejo boas-vindas aos professores”, disse a secretária Geane. A secretária explicou que a Prefeitura assumiu o compromisso de implantar a turma para qualificar os professores da rede municipal de ensino. “O governo municipal assume a coordenação, instalações físicas, alojamentos e alimentação para os professores de outros municípios”. E acrescentou que em outros municípios onde as prefeituras não assumiram a responsabilidade, as aulas ainda não foram iniciadas.
Também presente durante a aula inaugural, o prefeito em exercício Itonir Tavares falou que: “Vários professores estão buscando novos conhecimentos, e esse curso é muito importante, onde a prefeitura, através da Semed buscou mecanismos para implantá-lo com o intuito de melhorar o nosso ensino”. Na área educacional, o prefeito esclareceu que a atual gestão fez doação de um terreno para construção de uma universidade.
A professora Poliana de Oliveira Santos disse que o ensino de língua espanhola tem uma carência muito grande no ensino público. “É um campo fértil de atuação crítica e democratizante porque quando estivermos em sala de aula iremos conhecer uma nova cultura. E, a proposta do Parfor, além de formar vocês docentes o foco principal é conseguir ser professores críticos e comprometidos com o município que vocês vão atuar”.
Marcos Araújo, coordenador do curso, detalhou que a duração do curso é 4 anos 6 meses, que 26 alunos estão matriculados, podendo chegar a 29. “É uma iniciativa viabilizada pelo Parfor que dependeu do esforço da equipe da Semed, pois tivemos que fazer uma um cadastro para implantar a turma em Jacundá, fazendo uma pré-inscrição. E uma das nossas atribuições foi garantir infraestrutura necessária, equipe coordenadora, além de fazer a ligação entre município, turma e universidade”. Diferentemente da turma de Pedagogia, formada no ano passado, onde a maioria dos alunos eram de 6 municípios, agora a turma tem a maioria de Jacundá.
O Parfor é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a Universidade Federal do Pará e Prefeitura de Jacundá, tendo como finalidade ministrar cursos superiores gratuitos, presenciais e de qualidade aos professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de dezembro de 1996. É um Programa Emergencial de formação de professores proposto pelo MEC em regime de colaboração com as Universidades Estaduais do Paraná, que oferece cursos de 1ª e 2ª Licenciaturas e formação pedagógica, destinados a professores da Educação Básica Pública.