A partir desta terça-feira, (2), o Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Jacundá (DMTU) dá início à campanha educativa “Vamos combinar: beber e dirigir não dá” com o intuito de conscientizar motoristas sobre os riscos de dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. A campanha vai até o dia 6, véspera do carnaval.
Mirian Lima, coordenadora de Educação no Trânsito do DMTU, explica que a campanha leva em consideração a nova Lei Seca. “O número de mortes no trânsito tem maior queda no Brasil desde 1998, após a aprovação da Lei Seca. As mortes por acidente caíram em 10% em todo o País, segundo dados do governo federal”. Diante desse obtido à nível nacional, a coordenação educativa do órgão optou pela campanha na semana que antecede a maior festa popular brasileira, o carnaval. “É um período onde o consumo de álcool aumenta assustadoramente, propiciando o aumento de acidentes no trânsito”.
A coordenadora detalha que 28 agentes estarão envolvidos durante a campanha que terá uma tenda montada a cada dia em locais estratégicos. “As ações educativas vão acontecer em vias públicas, com adesivagem de veículos e panfletagem alertando sobre o consumo de álcool e direção”. Segundo ela, os finais de semanas e, principalmente em datas festivas o número de acidentes fazem aumentar as estatísticas. Por outro lado, os condutores de veículos serão alertados sobre equipamentos de segurança: cinto de segurança e capacete que são obrigatórios para quem pilota moto e dirige carros, respectivamente.
Comentários publicados nas redes sociais sobre ausências de campanhas educativas para um trânsito mais seguro são desqualificados pela coordenadora. Ela cita que “que estudantes de todas as idades tanto de escolas públicas e privadas recebem a equipe de Educação no Trânsito. É impressionante como as crianças absorvem todo o conteúdo, elas são capazes de lembrar o tema de um filme ou placa de sinalização que mostramos no ano anterior, bem diferente dos adultos”. Além das escolas, Mirian explica também que empresas procuram a coordenação para levar a mensagem aos seus colaboradores.
Nova Lei Seca
Em dezembro de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.760, que reforça a popularmente conhecida “Lei Seca” (nº 11.705/2008). Trata-se de um alteração no Código de Trânsito Brasileiro que, além de aumentar o valor da multa (de R$ 957,69 para R$ 1.915,38, podendo dobrar em caso de reincidência no período de 12 meses), amplia as possibilidades de provas da infração de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outras substância psicoativas, as quais foram disciplinadas pelo Conselho nacional de Trânsito (Contran) na Resolução nº 432 de 23 de janeiro de 2013.