Os vereadores de Jacundá reabriram os trabalhos legislativos de 2016 na última segunda-feira (15), sob a presidência do vereador Lindomar Marinho (PT). Durante a primeira sessão ordinária os parlamentares apresentaram requerimentos e criticaram exaustivamente o Poder Executivo. Situação precária das ruas e iluminação pública norteou os principais assuntos. A sessão teve a presença do vice-prefeito Itonir Tavares.
Foi apresentado os requerimentos 001 e 002, além do projeto de Lei 2.592 que reconhece como de utilidade pública a Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do Sapucaia e Região (Aprossar), de autoria do Executivo Municipal. O projeto será encaminhado às comissões da Casa para apreciação técnica e jurídica.
De autoria do vereador Luiz Pereira o requerimento que solicita ao governo municipal a implantação do projeto Cidade Digital. “Constatei que as cidades vizinhas a Jacundá serão contempladas com esse projeto. Não sei o motivo pelo qual a nossa cidade não está incluída nesse projeto, no entanto, solicito ao executivo que resolva essa situação”.
No mesmo sentido de inclusão digital, o vereador Therezo Neto, do Partido dos Trabalhadores, solicita através de um requerimento a instalação de sistema de transmissão de internet por meio de rede Wifi nas escolas e praças públicas. “A maioria das cidades brasileira tem avançado muito, principalmente quando o acesso à internet é oferecido à população. E, 98% dos alunos tem um aparelho celular com acesso a internet. E utilizar esse instrumento complementar dos estudos é um avanço muito grande”.
“No bairro Boa Esperança, notadamente na Rua Acrísio de Souza, a trafegabilidade está interrompida desde que uma ponte foi danificada, enquanto a Rua 10 de Julho e Airton Senna estão em situação intrafegável”, denunciou o vereador Edson Ferreira, o Edinho da Prefeitura. A ponte também foi tema do discurso da vereadora Rosa Mulato que criticou ainda “a falta de manutenção no sistema de iluminação pública, o que tem contribuído para o aumento de casos de assaltos”.
José Wilson elogiou a gestão municipal pelo início da construção de uma quadra coberta na Vila Pajé, que também foi contemplada com banheiros residenciais. E criticou a situação das ruas e iluminação pública. “As obras que foram realizadas nesse governo são importantes, mas o prefeito está esquecendo-se das pequenas obras como a recuperação das ruas”.
Elvanir Freire, a Mariana, disse que “às vezes criticamos os agentes de trânsito, mas o trabalho deles é importante para a segurança no trânsito”. Ela também lembrou que o posto de saúde do Bairro Bela Vista está sem equipamentos e também sem uma técnica de enfermagem. E criticou a iluminação pública: "toda Jacundá está às escuras, começando da principal avenida da cidade a Cristo Rei. Somos motivo de chacota pela população”.
“Em Caráter de urgência para resolver o problema da iluminação pública em nossa cidade”, defendeu o vereador Kleber Teixeira Galvão. “A situação está grave, a saúde é um caso sério, nem farmácia de plantão temos na nossa cidade”, e dirigindo-se ao vice-prefeito, disse: “dê uma passeada com o prefeito, a noite, para ver a situação de nossa cidade”.
O vice-prefeito Itonir Tavares, após ouvir calmamente os lamentos dos vereadores, disse ter a certeza “que o governo municipal melhorou a cidade. Temos muitos desafios, há 7 anos não tínhamos um terminal rodoviário, creches, praças e a água tratada era apenas um sonho, e garanto que em breve vamos entregar a maior obra da história de Jacundá: a estação de tratamento de água”. Itonir lembrou que nesse mesmo período a cidade ganhou mais três agências bancárias. “A caixa tem investindo muito em Jacundá com a liberação de financiamentos, e além da entrega de 938 casas populares, o prefeito Dino está buscando mais 1200 habitações.
Itonir falou ainda sobre a situação econômica do município. “Uma cidade que está saindo do setor madeireiro precisa criar alternativas de renda para a população”. Ele citou o exemplo do empresário Laerte Frisso que começou o plantio de 7 mil pés de pimenta-do-reino. “Vamos investir na agricultura, vamos acreditar no nosso município”, disse em tom otimista. Sobre os problemas apresentados pelos vereadores, ele se reservou em dizer que os assuntos serão discutidos com o gestor municipal.
Ao finalizar a sessão, o presidente da Casa e vereador Lindomar dos Reis Marinho, disse que “quando o vereador fala na tribuna, ele está repassando os apelos do povo. E todos esses questionamentos serão discutidos com o Executivo, que não tem planejamento de governo. Vou solicitar um minucioso planejamento”. Lindomar acrescentou também que “a iluminação pública é paga pelo cidadão, que merece ser respeitado. Indiscutível o crescimento do município no governo do prefeito Dino, mas até cavalos, bovinos e cães estão circulando na praça da cidade e nas ruas”, disse encerrando seu pronunciamento: temos que fazer grandes obras, mas temos que fazer as pequenas.