A Estação de Tratamento de Água da cidade de Jacundá é extremamente moderna, no que tange a tratamento de água. “O sistema de dupla filtração é inovadora, isso quer dizer que a água será filtrada duas vezes consecutivas”, explica o engenheiro responsável pela obra, José Vicente Marno. Para filtrar os 500 mil litros de água por hora, a estação conta com 7 pares de filtros responsáveis por essa etapa. O engenheiro detalha que no processo de dupla filtração “todo material orgânico, inorgânicos e flutuantes são retidos”.
Após ser filtrado, o líquido receberá o último tratamento. “A água passará pelo processo de cloração em um reservatório com capacidade para 300 mil litros. Após essa etapa, segue para dois reservatórios de 700 mil litros”. E através de um reservatório elevado (caixa d’água) que tem uma capacidade de 400 mil litros de água, o precioso líquido seguirá para as torneiras dos consumidores.
Otimista com a conclusão da obra, o prefeito Dino Altoé cita um argumento popular que o incentivou a buscar junto ao governo federal os recursos necessários para a realização da obra. “Desde o dia que cheguei a Jacundá tenho ouvido que o maior sonho da população é ter água tratada nas torneiras, pois sempre digo que água tratada é saúde. E quando assumi a Prefeitura, o meu primeiro projeto foi buscar recursos para essa obra, que deveria ter sido entregue, mas por causa de atrasos na liberação dos recursos, agora que estamos concluindo”.
Outras obras importantes que estão em andamento são a conclusão de mais 4 quadras cobertas, além de outra iniciada na Vila Pajé. “São áreas de lazer, esportiva e recreativa que permite atividades educativas para os alunos”, diz o gestor, que na área educacional autorizou o início da construção da escola Peter Pan, onde a Prefeitura construiu também uma quadra poliesportiva e está concluindo uma creche, e no Bairro Alto Paraíso está em conclusão uma creche e mais uma quadras coberta. A primeira já foi entregue pelo gestor municipal.
Na área de saúde, a Prefeitura de Jacundá está finalizando a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), obra localizada às margens da Rodovia PA-150, próximo ao Posto Mogno. E a Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Santa Rita, onde funcionava o Matadouro Municipal. “Todas as obras que realizamos e estamos realizando estava há anos sendo reivindicadas pela população, como é o caso do Terminal Rodoviário de Jacundá, creches, quadras, postos de saúde e outras melhorias em infraestrutura já conquistadas pelo nosso governo”.