A experiência do produtor rural tomé-açuense Edson Ribeiro despertou a curiosidade de estudantes e produtores rurais de Jacundá sobre o cultivo no Sistema Agroflorestal (SAF) adotado por ele em sua propriedade rural. O plantio de pimenta-do-reino é o carro-chefe da propriedade. A palestra aconteceu no domingo (6) na secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur).
A palestra abordou notadamente o cultivo de pimenta-do-reino. Segundo o secretário da Sematur, o vereador Cledemilton Araújo, a iniciativa é mostrar “a viabilidade produtiva, econômica do cultivo de pimenta-do-reino, principalmente através do SAF”. Pelo sistema produtivo, o agricultor familiar é incentivado a cultivar diversas culturas numa mesma área.
O agricultor Edson Ribeiro Costa mostrou a variedade de pimenta-do-reino Panil, que produz no período de junho a agosto. Na palestra, ele destacou as vantagens da variedade, que seria ideal para o solo jacundaense. E também ensinou técnicas de plantio, estaqueamento e tratamento da planta. “É rentável o cultivo de pimenta-do-reino. Não pode esquecer de plantar a manga, a banana, a mandioca e outras culturas”. O agricultor também ensinou técnicas de enxertia.
“Temos o objetivo de incentivar e motivar o produtor rural de Jacundá, despertando nele a necessidade de iniciarmos um novo ciclo econômico, construindo essa prática de tripé: agricultura, peixe e madeira”, explica o professor Raimundo Ferreira, que faz parte da Cooperativa Mista de Produção Agropecuária de Jacundá (Cooperjac). No caso, ele explica, que a agricultura local requer incentivo, treinamento e recursos; enquanto o pescado já desperta interesse de alguns produtores, a madeira caminha para o seu fim, porém, o reflorestamento é o caminho viável.
Sobre o cultivo de pimenta-do-reino, o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semica), Itonir Tavares, ele diz que neste ano está previsto o plantio de aproximadamente 30 mil mudas de pimenta-do-reino. “E três propriedades rurais serão base de um laboratório de estudos para identificar todo o sistema de produção da pimenta-do-reino, pois acreditamos no potencial dessa planta para incrementar a renda do município”.
A estudante em técnico em meio ambiente Alcione Quadro considerou o evento importante. “Meu pai é produtor rural, mas precisa de informações como essas. Acredito que agora estarei apta a orientá-lo um pouco, e assim fazer a coisa certa”.