O Doutor e professor Eraldo Madeiro lançou em noite de autógrafos na cidade de Jacundá o livro “O papel do gestor escolar na motivação do aluno e do professor: demandas e desafios de duas escolas municipais”, editado pela Pod Editora, 124 páginas, R$ 36,00. A obra literário-acadêmica reuniu gestores escolares, educadores e profissionais da área educacional na última quarta-feira (16) na escola Coronel João Pinheiro durante o seu lançamento.
O livro de autoria do professor Eraldo Madeiro demandou dois anos de estudos e pesquisas, abordando a vivência nas escolas Teotônio Apinagés e Coronel João Pinheiro, que serviram de laboratórios de pesquisas. De acordo com o escritor, o que o motivou a escrever tal obra foi a “questão da vivência na escola, como eu me sentia na escola e que muitas das vezes a ela está mais preocupada com o aluno, e nós professores como ficamos nesse meio? Então, resolvi pesquisar e escrever esse livro que trata da motivação do aluno e do professor, enquanto o principal motivador é o gestor escolar. Quis mostrar para o público, que somos responsáveis pela por esse processo motivacional, mas o gestor é mais ainda”.
O professor que atualmente trabalha e reside em Marabá, está desde 2009 na rede ensino, e atuou na rede pública de Jacundá por 10 anos. Ele cita que “o professor nunca sabe quando a sua influência termina. Nós exercemos uma determinada influência tanto na sala de aula quando na sociedade, e o livro não é uma leitura inédita, mas é inovadora por ser regional, dando oportunidade de o Brasil intero saber que temos um município no meio da Amazônia, e que tem duas escolas fazendo pesquisas”.
Eraldo disse que a publicação do livro “é a realização de um sonho que começou tímido e que a partir de agora se torna grandioso. Fiz uma pesquisa, fiz ciência. E a escola de educação básica - que clama por pesquisadores/professores - requer ensinar e promover a ciência”. Entre os agradecimentos ele citou a ex-diretora Antonia Valecir, que o incentivou a escrever o livro.
“Estou levando para o Brasil o nome da cidade de Jacundá, das escolas, dos professores, estou relatando uma experiência regional”.
Sebastião Gonçalves Dias, diretor da escola Coronel João Pinheiro, disse durante a noite de autógrafos que “para nós é uma honra estamos presenciando o lançamento de uma obra muito importante para o ensino público, escrita por um professor que trabalhou conosco. Ele (Eraldo) é um incentivo para nós, mostrando que devemos acreditar e correr atrás dos nossos sonhos, querer sempre estar bem informado e buscando novos conhecimentos e com isso contribuir para a educação do município”.
Outro diretor de escola da rede pública que elogiou o livro foi o professor Francisco Vieira, da escola Teotônio Apinagés. “É um momento prazeroso estarmos diante de um escritor, principalmente por ser nosso colega de trabalho, que está celebrando e despertando o educador, e que mesmo do interior do Estado e diante das dificuldades mostra que quando se quer fazer, a gente quer. A educação de Jacundá a partir de hoje tem uma história diferente”.
A diretora da instituição de ensino Inovar, e ex-secretária de Educação do município, Glaucinete Lacerda, também elogiou o projeto. “É mais uma ferramenta para mostrar a importância do gestor no processo motivacional entre educador e educando, principalmente por mostrar a nossa realidade cotidiana”.
Eraldo Madeiro
Sobre a obra:
O Papel do Gestor Escolar na Motivação do Aluno e do Professor: Demandas e Desafios de duas Escolas Municipais, é a obra de estreia do professor Eraldo P. Madeiro, que traz ao cenário educacional uma abordagem de cunho acadêmico, enfatizando temas relacionados a gestão escolar e ao processo motivacional.
Aqui se discutem aspectos sobre a escola que queremos, a educação que queremos, as políticas educacionais para a democracia e gestão democrática. Como concepção norteadora deste livro temos a origem da motivação do trabalho articulador dos diretores das escolas municipais de Jacundá.
Este trabalho busca compreender também, a ação democrática da escola e suas politicas de gestão da educação básica. A obra se constituirá em relevância sobremaneira por seu caráter inédito e inovador de tratar o tema.
Sobre o Autor:
Eraldo Madeiro, é doutor em Ciências da Educação pela Universidad de San Lorenzo – Paraguay, possui Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Politécnica y Artística del Paraguay, Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Integrada Brasil – Amazônia, e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Internacional de Curitiba, com Graduação Plena em Pedagogia em Regime Especial pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduação Plena em Letras: Português/Inglês pelo Centro de Ensino superior de Maceió.
Atualmente é professor de ensino fundamental efetivo das Secretarias Municipais de Educação de Jacundá e Marabá – PA. Participa de programas de Mestrados e Doutorados nacionais e internacionais como docente.