O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou em Jacundá na manhã desta terça-feira (22), em âmbito do Estado do Pará, o Projeto Rede do Peixe no Carajás I - englobando os municípios de Marabá, Nova Ipixuna, Jacundá, Goianésia do Pará, Breu Branco e Novo Repartimento – com a finalidade de desenvolver o setor da piscicultura de forma sustentável, como atividade economicamente viável e ecologicamente correta.
Participaram do lançamento do projeto, por parte do Sebrae, Priscila Hoshino, engenheira de pesca e gerente de Agronegócio da coordenação estadual; Júlio Fontoura, analista e gestor do projeto; Carlos Lisboa, analista da unidade de agronegócio do Sebrae estadual; e Nonato Brabo, consultor do Sebrae responsável pela organização metodológica do projeto Rede do Peixe. E ainda o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Agronegócio, Itonir Tavares, secretários municipais, engenheiros, biólogos e produtores rurais dos municípios participantes, com exceção de Nova Ipixuna e Breu Branco que não mandaram representantes.
Sobre a iniciativa, Itonir Tavares, disse que é um projeto importante para a região que vem demonstrando forte crescimento na área da piscicultura, principalmente depois que se instalou uma indústria de rações para peixe na cidade de Jacundá.
“A entrada do Sebrae para mapear a situação do setor, conhecendo seus pontos fortes e fracos, vai permitir maior investimento dos agentes envolvidos como os banco e produtores rurais, com o foco de criar a cadeia produtiva do pescado, o que é muito formidável para a economia regional”, destacou o vice-prefeito.
De acordo com Priscila Hoshino, o público-alvo do projeto são produtores rurais envolvidos com a criação de peixe e potenciais empresários interessados em investir no setor. Ela detalha que o projeto pretende formar uma rede de parceiros – produtores rurais, empresários, instituições financeiras, empresas de assistência técnica e pesquisa – para alavancar a produtividade pesqueira. “Esse projeto é uma vitrine para o Sebrae, onde iremos atuar na capacitação, gestão, empreendedorismo e mercado”.
Projeto Rede do Peixe
Desenvolver a piscicultura do Estado do Pará, começando pelas regiões sul e sudeste, melhorar o processo produtivo e aumento da produtividade, implantação do processo de gestão da propriedade e melhorar a regularidade da oferta e da qualidade dos produtos com foco no acesso a mercado.
Para este ano, está previsto a estruturação do projeto, com a formação da Rede do Peixe; gestão e capacitação, com a implantação de controles e acompanhamento gerencial e oficinas; e mercado, com mostra gastronômica com Rodada de Negócios, curso de manipulação e elaboração de pratos à base de peixe.
Outras atividades como inovação tecnológica, incluindo Dia de Campo, Cursos sobre piscicultura e consultorias serão realizadas durante a execução do projeto.