A promotora de Justiça Francisca Suênia, que atuou na Comarca de Jacundá em duas ocasiões, foi homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores com o Título de Cidadã Jacundaense, através de indicação da vereadora Neusilene Costa. A sessão solene aconteceu na noite desta segunda-feira (28) e teve a presença do vice-prefeito Itonir Tavares, do atual promotor de Justiça da Comarca de Jacundá Sávio Ramon, advogados, secretários e populares.
Após a leitura bíblica proferida pela vereadora Adélia Alves Figueiredo, o presidente do legislativo, o vereador Lindomar Marinho oportunizou a presidência para Neusilene Costa que prosseguiu os trabalhos da noite. Na ocasião, foi anunciado o retorno ao legislativo do vereador Cledemilton Araújo, antes ocupante do cargo de secretário de Meio Ambiente e Turismo, e da vereadora Geane de Deus, ex-secretária de Educação.
“Essa homenagem com o Título de Cidadã Jacundaense a promotora de Justiça, Francisca Suênia, que exerceu o cargo no município e prestou serviços à sociedade jacundaense. Esse título é o reconhecimento dos vereadores e também de nossa população”, justificou Neusilene sobre a homenagem, convidando a colega Geane de Deus para entregar o título a homenageada.
A mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Jacundá a cidadãos e cidadãs que contribuíram com o desenvolvimento econômico e social do município, o Título de Cidadã Jacundaense, agraciou a promotora de Justiça Francisca Suênia, que trabalhou na titularidade da comarca jacundaense entre os anos de 2007 e 2008 e respondendo cumulativa nos período de 2014 e 2015.
“Imensa alegria e emoção que recebi a indicação do meu nome como cidadã jacundaense. Movida pela emoção de estar nesta casa legislativa”. Ela citou a música de Gonzaguinha, que diz: “quando eu soltar minha voz, por favor, entenda”. “Jacundá tem uma história bonita e importante na minha vida. Acrescentei muitas experiências”. Suênia disse ainda que o município de Jacundá “tem um crescente potencial econômico com a madeira, pecuária, pesca e agropecuária, mas apresenta situações de carências e exclusões sociais. Um postal que agora como cidadã jacundaense terei mais compromisso”.
O presidente da Câmara Municipal Lindomar Marinho parabenizou os vereadores que, por unanimidade, concordaram pelo título. “Estou à frente do Legislativo há 7 anos e meio, tenho recebido o apoio dos colegas. E essa honraria é um merecimento pelo seu trabalho em Jacundá. É merecido, sim, que você seja uma cidadã jacundaense”. Também, o vice-prefeito Itonir Tavares disse que “é uma alegria entregar um título importante para uma pessoa que contribiu com Jacundá. Mostrou que é uma pessoa merecedora. E as portas de nosso município estão abertas para a senhora”.
O promotor titular da Promotoria de Justiça de Jacundá, Sávio Ramon, disse que é um sentimento de satisfação a honraria que reconhece o trabalho de uma colega pelos serviços prestados à sociedade jacundaense. Uma nordestina que assim como eu fez do Pará sua moradia, tendo a mesma responsabilidade, comprometimento e dedicação de prosseguir seu trabalho”.
As vereadoras Adélia Figueiredo e Geane de Deus, e os colegas Cledemilton Araújo, José Wilson e Chico Dentista elogiaram a iniciativa da indicação.