Estação de Tratamento de Água de Jacundá (ETA) recebeu na manhã de segunda-feira (4) um carregamento de maquinário para concluir o sistema de distribuição de água da estação, que está em fase final de conclusão. O secretário de Obras e Infraestrutura, Agnado Pezzin acompanhou o descarregamento de bombas de sucção, painéis de força elétrica e outras peças.
O engenheiro civil José Vicente Marino explicou à Reportagem que a ETA da cidade de Jacundá é equipada com moderno sistema de tratamento de água, possibilitando fornecer água de qualidade para os lares da cidade. “Nesta fase já estamos colocando 180 metros cúbicos de material filtrante nos filtros ascendentes e descendentes, totalizando 8 unidades”. O engenheiro detalha ainda que “todo o sistema de acionamento elétrico para funcionamento do maquinário da estação será operado por um moderno sistema automatizando, impossibilitando ação manual e individual do operado”.
No último carregamento de máquinas e equipamentos, Vicente cita que chegaram 10 bombas, painéis e outros objetos que serão instalados a partir desta semana. “Vamos iniciar a interligação de toda estação, desde os filtros, tanques de tratamento, armazenamento e distribuição de água”. Ele cita que a unidade de distribuição tem capacidade para 400 mil litros de água e está a uma altura de 36 metros.
O secretário Agnaldo Pezzin classificou essa penúltima etapa como “um grande sonho que está perto de ser realizado. Isso significa que a maior reividicação da população será atendida depois de 50 anos de existência do município”. Segundo o secretário, os equipamentos para o laboratório de análises químicas já foram adquiridos e chegará nos próximos dias”. A previsão de conclusão da obra está para o mês de maio.