A empresa Estogrão Armazéns e Comércio de Grãos apresentou à Prefeitura de Jacundá, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semica), proposta para instalação de uma indústria de secagem e estocagem de grãos, produção de silagem e incentivo à produção de grãos na cidade de Jacundá. Reunião para tratar do assunto aconteceu na tarde de terça-feira (5) com o secretário e vice-prefeito Itonir Tavares, vereador Cledemilton Araújo e empresário Pedro Peliser.
O empresário Pedro Peliser, que atua nas áreas de pecuária, laticínio e postos de combustíveis, disse à Reportagem que desde o ano passado começou a cultivar grãos (milho) em uma propriedade rural. “Para este ano pretendemos plantar 50 alqueires de milho”. E a produtividade o incentivou a diversificar os negócios. “Percebemos um potencial inexplorado até o momento que é o setor de secagem e estocagem de grãos, produção de silagem destinada a alimentação bovina”.
De acordo com o que apresentou, o empresário pretende investir R$ 7 milhões na indústria. “A compra de equipamentos representa 60% dos recursos”. Mas, em sua avaliação otimista, o maior investimento será no fomento à produção de grãos. “Precisamos diversificar o sistema produtivo da região com a introdução do cultivo de grãos. E o milho apresentou uma produtividade excepcional”.
Ele acredita que a partir da montagem da indústria, novos produtores vão começar a plantar milho e outros grãos. “Feijão, milho e até soja podem ser cultivados na região”. Sobre linha de financiamento específica para o setor, o empresário afirma que o sistema bancário já oferece crédito para o setor, a partir do custeio agrícola. O empreendimento prevê a geração de 50 empregos diretos e pleteia incentivos da Prefeitura de Jacundá.
“Estamos avaliando a proposta do empresário que pretende receber incentivos fiscais e doação de um terreno para que o empreendimento seja instalado em Jacundá”, explica Itonir, afirmando que o projeto será encaminhado à Procuradoria Jurídica do Município para que seja avaliado. “É uma iniciativa importante para Jacundá, pois vem de encontro ao nosso projeto de desenvolvimento do agronegócio. Com certeza, o nosso governo dará atenção a essa indústria”.