A imunização contra a gripe começa nesta terça-feira (26) em Jacundá para todos os grupos alvo. A expectativa de acordo com a secretaria de saúde do município é de vacinar 10 mil pessoas.
Público alvo
Serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais com indicação médica.
No caso da vacinação em pessoas com doenças crônicas – como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais –, é necessário apresentar indicação médica. A dose é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.
Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a recomendação do Ministério da Saúde é adiar a vacinação até a resolução do quadro.
Dia D
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente no próximo sábado (30), na ocasião estarão abertos para vacinação todos os PSF’s e pontos estratégicos, sendo eles: Centro Comunitário, Escola São Francisco, Praça do CEU, Residencial Buriti e Arraia.
A campanha visa imunizar, no mínimo 80% desse público total, contra três vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e B.