Cerca de 100 pessoas participaram da 4ª Conferência Municipal das Cidades, realizada na última quinta-feira (16), no Centro de Esportes Unificados (CEU), no Bairro Santa Rita. O prefeito Itonir Tavares (PR) abriu o evento que teve como tema: “a função social da cidade e da propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.
Entre os destaques, “o Brasil Urbano; a cidade que temos, plano diretor, a cidade que queremos” abordado pela palestrante Maria Dalva da Cruz Luz. Enquanto o palestrante Luiz Carlos Oliveira Barbosa apresentou a “função social da cidade e propriedade urbana”.
Dalva explica que entre as propostas discutidas na conferência, foi a de “produzir moradias bem localizadas, especialmente para a população mais pobre, além de oferecer um sistema de espaços públicos de qualidade, com rotas acessíveis a pessoas com deficiência, praças e áreas verdes”.
Antes de o prefeito Itonir Tavares anunciar a abertura da conferência, o secretário de Obras e Infraestrutura, Agnaldo Pezzin, pastor Gearton Silva, Francisco Pereira, representante da Adetuni; Marcelo Sousa, representante do secretário de Habitação Social e Terras Patrimoniais, Zeferino Brito; e padre Gilvan Torres deram boas-vindas aos conferencistas.
Sobre a conferência, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Lindomar Marinho, disse que “é um momento especial em virtude de a sociedade discutir o melhor para a cidade, com propostas que possam contribuir com o desenvolvimento urbano e social”.
“É um dos eventos mais importantes para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse ao abrir a conferência o prefeito Itonir Tavares, que está há 10 dias no cargo, em substituição ao então prefeito Izaldino Altoé, que renunciou em decorrência de problemas de saúde. Itonir explicou sua condição de vice-prefeito: “exerci minha função de vice-prefeito com muita responsabilidade”.
“Fazer um novo governo num curto espaço de tempo. Serão sete meses de muito trabalho, onde iremos manter diálogo constante com as entidades, movimentos sociais e organismos sociais para trabalharmos em prol de Jacundá”. Itonir afirmou também que já planejou quatro ações: restauração do sistema de iluminação pública, recuperação das ruas e estradas vicinais e regularizar a coleta de lixo. Os serviços serão concluídos em 60 dias.
O novo gestor prometeu também implantar, por definitivo, o portal da transparência. “Todo cidadão precisa saber o que acontece na administração pública, por isso, estamos implantando o portal da transparência”. Itonir finalizou explicando que está tendo reuniões individuais com todos os secretários e servidores públicos.