A Prefeitura Municipal de Jacundá em parceria com o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas realizou na semana passada duas oficinas sobre Negociação Rural com o objetivo de orientar os produtores rurais da região do Jabutizão e Sapucaia para que haja uma melhor avaliação em relação ao produto, despesas e margem de lucro. Uma das oficinas aconteceu na Fazenda Itacaraí II.
“O produtor rural precisa conhecer a importância das informações técnicas que envolvem a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar para o mercado”, explica a administradora e Consultora do SEBRAE, Lucélia Araújo. Ela completa que “a oficina está sob a responsabilidade do Projeto Agronegócio Carajás 1”.
Os 48 agricultores puderam compreender como é o planejamento não apenas na hora de oferecer os seus produtos, mas, também, a forma de escolher a área para plantio dentro de suas propriedades, questões de sementes, sendo assim, a maneira em que possam ter os resultados diante dos investimentos que ele está fazendo.
Jane Moreira, da Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais da Sapucaia e Região disse que as oficinas atenderam as expectativas dos participantes. “Nós comercializamos gado, leite, e produtos da agricultura familiar e, esses cursos de capacitação nos ajudou muito em relação a comercialização de nossos produtos”.
Presente em uma das oficinas, o prefeito Itonir Tavares (PR) ratificou sua proposta na área de geração de emprego e renda em relação ao agronegócio. “Investir no agronegócio é o caminho para melhorar a nossa economia, trazendo inovação e tecnologia por meio das instituições de pesquisas e de capacitação para fomentar o desenvolvimento rural, por exemplo, essas oficinas torna o produtor como empresário rural e gera uma troca de ideias e assim melhora cada vez mais o trabalho que eles realizam no seu dia a dia ."