No período de 28 de junho a 1º de julho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacundá e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semica) realizou o curso “Trabalhador no uso de agrotóxicos”, atendendo as normas do Ministério do Trabalho.
De acordo com a secretária da Semica, Rosely Garcia, “o treinamento foi destinado para o operador fazer uso correto dos implementos de pulverização, visando evitar qualquer tipo de acidente durante o trabalho, priorizando assim a saúde do trabalhador”. Esse curso atende as normas do Ministério do Trabalho, que exige que o operador de equipamentos de pulverização de agro fármacos seja treinado.
Para aluno do curso e auxiliar de produção, Francisco da Silva, 32 anos, e que há seis trabalha numa propriedade rural, o treinamento reforça as informações que são repassadas pela equipe de segurança do trabalho. “Já participei de outros treinamentos, porém, é sempre bom reciclar o aprendizado. Até hoje, não precisei ajudar ninguém em situações de acidente, mas gostei muito dos exercícios de simulação que demonstram realmente como devemos agir nestes casos”, argumentou.