Com 18 anos de experiência profissional, mas sem um certificado de conclusão o tratorista Reginaldo de Andrade Lima teve a oportunidade de participar da primeira turma do curso de capacitação em Operador e Manutenção de Máquinas Pesadas, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Prefeitura de Jacundá, por meio da Secretaria Municipal de Indústrias, Comércio e Agronegócio (Semica).
“Esse é o primeiro curso de capacitação que trouxe mais conhecimento para a minha profissão, pois trabalho há 18 anos como operador de tratores. Nem sempre tudo que você sabe é suficiente, mas temos que estar atualizado”.
“O nosso objetivo é preparar os profissionais para realizar a manutenção básica de máquinas pesadas e operá-las, remover e drenar solos e executar construção de aterros, abertura de valas, canais e carregamento. O curso mostra a evolução e conceituação da qualidade ferramentas da qualidade. Assuntos como a higiene e segurança no trabalho, conscientização sobre o uso de EPI’s, principais doenças ocupacionais, bem como sobre noções de legislação relativas à segurança e saúde organizacional. Portanto, é um curso que formamos profissionais que ao concluírem o curso estão absolutamente aptos a atuarem com toda capacidade, sobretudo, com a realização de um serviço de qualidade”, explica Rosely Garcia.
Ildebrando Carvalho, instrutor do Senar e engenheiro agrônomo da Prefeitura de Marabá, explica que o curso de operador e manutenção de trator agrícola foi destinado aos funcionários do setor rural, e tem grande relevância para a qualificação dos participantes ao trazer maior rendimento de produtividade, economia na manutenção e segurança no trabalho.
Aproximadamente 28 alunos participaram do curso que abrangeu condução de retroescavadeira, escavadeira hidráulica, pá-carregadeira, motoniveladora, trator de pneu e mini-carregadeira. Cada modalidade possui duração de 40 horas, sendo divididos em teoria e prática.