O Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) de Jacundá começou os serviços de sinalização vertical e horizontal das principais ruas e avenidas da cidade. De acordo com o órgão, estão sendo substituídas placas danificadas por atos de vandalismo, deterioração natural e implantação de novos pontos de sinalização.
Jedaias Oliveira, diretor do DMTU, explicou à reportagem que “o vandalismo tem causado diversos problemas no trânsito, principalmente no tocante à segurança de condutores e pedestres que precisam de orientação através das placas, que são retiradas dos locais estratégicos, e quem precisa respeitar fica desorientado”.
Em termos de prejuízos financeiros, o diretor cita que em média 10% das placas instaladas nas ruas e avenidas sofrem algum dano por parte de pessoas mau intencionadas. “São vários tipos de situações que nos deparamos diariamente, por exemplo, a placa metálica é comercializada a empresas de sucatas, as hastes em madeira são quebradas ou arrancadas e outras são pinchadas”.
Em relação à sinalização implantada desde a semana passada, Jedaias informou que “muitas ruas estão recebendo novas placas e faixas de pedestres, priorizando escolas e pontos de grande fluxo de pessoas”.