Uma dramatização sobre um grave acidente de trânsito entre um carro de passeio e uma motocicleta abriu a Semana Nacional do Trânsito na cidade de Jacundá, sudeste do Estado. As cenas fortes chamou a atenção de pedestres e condutores de veículos nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 20, no centro da cidade.
Organizada pelo Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), através da Coordenação de Educação para o Trânsito, a dramatização teve como finalidade lançar a campanha “Seja mais um por um trânsito mais seguro”, que engloba a Semana Nacional de Trânsito. “É uma reflexão sobre a conduta de cada motorista no trânsito. Diferentemente das catástrofes que pouco podemos fazer, no trânsito, a conduta faz a diferença. É preciso um envolvimento de todos por um trânsito mais seguro. O foco é que as pessoas reflitam sobre suas condutas”, explica Mírian Correia.
Segundo ela, os agentes de trânsito atuaram em todas as cenas, que teve participação também de uma equipe do Samu e Polícia Militar. Para retratar com detalhes o acidente, a coordenação do evento usou um veículo destroçado e uma moto. “Os dois veículos são de um acidente real que causou mortes. Então, resolvemos utilizá-los para causar um impacto maior nas pessoas que assistiram a encenação”, conta Jedaias Oliveira, diretor do DMTU.
Os agentes Rodrigues, Alves e França atuaram como vítimas do acidente. No carro estava o agente Rodrigues e na moto Alves e França. “Fizemos uma maquiagem com todos os detalhes, inclusive, com exposição de massa encefálica”, destaca Mírian.
“Disseram-me que havia um acidente muito grave na Avenida, mas graças a Deus era um teatro para chamar a atenção de todos nós”, disse o curioso Francisco dos Santos.
“Muito emocionante. Essa cena causa um sentimento muito forte na gente”, afirma a dona de casa Goreth Ferreira.
Durante a Semana Nacional do Trânsito, a atenção do órgão municipal de trânsito estará voltada a mais uma campanha educativa. “Vamos conscientizar sobre a importância de respeitar as faixas de pedestres, já que diversas ruas ganharam sinalização vertical e horizontal. Todo esse esforço é para que tenhamos um trânsito seguro”, conclui Jedaias.