O Programa Saúde nas Escolas começa na próxima segunda-feira, 26, mais uma etapa de avaliação médica em Jacundá. Terão a saúde avaliada cerca de 5.400 estudantes matriculados na rede municipal de ensino. O foco principal da equipe de saúde é detectar casos suspeitos de verminoses e hanseníase.
A coordenadora da Imunização e PSE, Lorena Lima, explica que estarão envolvidos na campanha a equipe do programa Saúde nas Escolas, Secretaria Municipal de Educação e equipes do Programa Saúde da Família que vão “percorrer todos os estabelecimentos de ensino com o foco em alunos na faixa etária de cinco a 14 anos de idade”.
Os profissionais vão observar sinais e sintomas das doenças, principalmente identificando precocemente as comunidades em que a hanseníase e verminoses.
“Os casos suspeitos serão encaminhados ao posto de saúde mais próximo para confirmação e início imediato do tratamento”.
As ações previstas no Saúde nas Escolas serão acompanhadas por uma comissão de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais.
Criado em 2007 pelo governo federal, o Programa Saúde na Escola é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação para promover a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino. A semana abre as ações do Programa Saúde na Escola, que, a cada ano, lança um novo tema de mobilização, trabalhado nas escolas pelas equipes de saúde e de educação durante o ano letivo, fazendo parte no cotidiano da comunidade escolar.
Voltado à promoção da saúde e à prevenção de doenças e agravos, o programa prevê a articulação entre profissionais de saúde e das escolas para acompanhar as condições de saúde dos estudantes e realizar ações de promoção da saúde. Avaliação e orientação nutricional, incluindo o combate à desnutrição e à obesidade infantil, fazem parte do Programa. Em 2015, os temas centrais da Semana Saúde na Escola foram alimentação saudável e práticas corporais.