Os 34.656 votantes na 69ª Zonal Eleitoral de Jacundá vão encontrar as ruas e os locais de votação sem poluição visual. Essa é a intenção do Ministério Público Estadual (MPE) que recomendou nesta sexta-feira, 30, às coligações e candidatos do município de Jacundá que cumpra a Legislação Eleitoral concernente ao derrame de material impressos.
Segundo o promotor de Justiça Eleitoral, Sávio Ramom Batista da Silva, a tolerância será zero em se tratando de material impresso jogado em vias públicas com a tentativa de conquistar eleitores.
"É vedado o derrame de material de propaganda no local de votação ou nas suas proximidades, no dia de votação ou em sua véspera", informa trecho da Recomendação Eleitoral de número 02/2016, assinada pelo promotor.
Sávio Ramon explica ainda que os candidatos podem realizar atividades com a intenção de conquistar votos até ás 22h deste sábado, 1º. "A partir desse horário pedimos que os candidatos recolham todo o material impresso não distribuído e entregue na Delegacia de Polícia Civil de Jacundá". Entende-se por material impresso o tão utilizado “santinho”, "praguinhas" e "colinha". "O eleitor pode levar sua cola para poder votar, mas não jogar nos locais de votação".
O eleitorado vai votar em 121 seções. A região central da cidade concentra o maior número de eleitores: são 21.379 em 14 locais de votação, seguido pelo Bairro Palmares com 3 locais de votação e 2.863 votantes. O Bairro Alto Paraíso concentra 1.555 eleitores em apenas 1 local de votação. A Vila Rasteiro, ainda na zona urbana, com 2 locais de votação e 1.975 votantes. A zona rural tem 4 locais de votação, onde estão aptos a votar o total de 1942 eleitores.