Um grupo de estudantes universitários da cidade de Jacundá reivindicou ao legislativo e executivo mais apoio ao transporte. Reunião aconteceu no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara de Municipal com aproximadamente 100 estudantes, prefeito José Martins e vereadores, na manhã de terça-feira, 14.
Participaram da reunião as vereadoras Neusilene Costa, Lane Pinheiro, Marta Costa e Railane Pequena, e ainda os vereadores Daniel dos Estudantes, Edinho Souza, Rafael Garrancho e o presidente do Legislativo, Lindomar Marinho. Também participou o vice-prefeito Ismael Barbosa e a advogada Caroline Barbosa, e Ronaldo Martins, filho do prefeito.
A reunião a pedido dos estudantes teve como pauta central a solicitação de mais um veículo para o transporte dos alunos que estudam na cidade de Marabá, em seis centros de ensino. Atualmente, segundo levantamento do prefeito Zé Martins seriam 210 estudantes que necessitariam de transporte gratuito.
Para o transporte dos estudantes, a Prefeitura de Jacundá disponibiliza dois ônibus com capacidade para até 48 passageiros, que na avaliação dos estudantes são insuficientes. “Muitos alunos viajam em pé”, disse uma aluna. Nas palavras do próprio gestor, um dos veículos sofreu uma pane mecânica por excesso de peso ao transportar passageiros acima do limite.
Sensibilizado com a situação, haja que mais de duas dezenas de alunos estão custeando as passagens com recursos próprios, o prefeito garantiu a locação de mais um ônibus, que deverá está disponível em até 60 dias - prazo suficiente para a realização do processo de licitação-. “Já estou preocupado com o próximo semestre quando ocorrerão os vestibulares, e mais universitários vão precisar de transporte escolar”.
Zé Martins lançou duas propostas. A primeira, a criação de um conselho estudantil com a participação de um estudante de cada instituição de ensino, um representante do legislativo e outro do executivo. “Esse conselho, caso seja criado, fará a gestão do transporte dos estudantes que precisam se deslocar até Marabá”.
Outra proposta do gestor diz respeito ao local de saída dos veículos. “Está disponível o espaço no Terminal Rodoviário, agora que decidirá são vocês, estudantes”, afirmou o gestor. Atualmente, os alunos ficam na calçada de uma empresa enquanto aguardam o horário da viagem.