A Companhia de Saneamento do Pará (Cosapa), na cidade de Jacundá, pretende restabelecer o fornecimento de água nesta quinta-feira, 30, após 10 dias. Um dos motores de bombeamento sofreu uma pane elétrica e interrompeu o fornecimento de água para mais de 50% dos domicílios.
Uma fonte ouvida pela Reportagem explicou que dois funcionários realizavam serviços de manutenção do sistema de sucção de distribuição de água da cidade quando aconteceu um curto circuito na base dos motores, e um deles ficou danificado.
“Os funcionários não morreram eletrocutados porque a caneleta do transformador de energia desligou no momento”, disse um servidor da companhia.
São dois motores instalados no centro de distribuição de água localizado a 500 metros do Rio Arraia. Enquanto o motor danificado seguiu para restauração na cidade de Marabá, o segundo prosseguiu o bombeamento de água, porém não consegue atender sua capacidade normal.
Ainda na semana passada, o serviço de manutenção consertou o equipamento, que depois de instalado sofreu novo problema, e foi encaminhado para a sede da empresa, em Belém.
Uma nova bomba encaminhada a Cosanpa de Jacundá com previsão de chegar à tarde de quarta-feira, 29, e ser instalado na manhã desta quinta-feira.
“Pretendemos instalar a nova bomba assim que ela chegar a Jacundá. A instalação do equipamento é rápida, depende apenas de um caminhão guindaste”, disse um funcionário da empresa.
Oficialmente, a Cosanpa atende mais de 3,5 mil domicílios e outros três mil faz uso clandestinamente do serviço de água. A água distribuída na cidade não é tratada, recebe apenas cloro.
“E mesmo assim quando falta nas torneiras causa transtornos à população, pois nem toda casa tem cisterna”, explica o servidor, que falou anonimamente à Reportagem.