Foi realizado no último dia 12 de maio, no Espaço Cultural do SINTEPP, a 1ª Plenária Municipal de Saúde das Mulheres, que faz parte da etapa Municipal, que antecede a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, a ser realizada nos dias 19 e 20 de junho de 2017, em Belém.
O tema central da plenária foi: “Implementação da Política Nacional de Atenção integral à Saúde das Mulheres”. Com o objetivo de discutir o tema central e seus eixos, elaborar propostas e elegerem delegados para à etapa estadual.
O evento contou a com a participação de vários agentes públicos e da população em geral. Vagner Caldeiras que é psicólogo do 11º Centro Regional de Saúde da região de Carajás, abordou em sua palestra os quatro eixos centrais da plenária:
I - O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental, e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
II - O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;
III - Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres;
IV - Políticas públicas para as mulheres e participação Social.
A Coordenadora da Comissão de Organização da Plenária, Jovangela Cavalcante destacou a importância da plenária. “Este evento têm o objetivo de implementar políticas nacionais de atenção integral à saúde das mulheres, elaborar propostas e eleição de delegados para à primeira conferência estadual a ser realizada em Belém”.
A Presidente da Associação de Mulheres de Jacundá, Maria Ene Silva Lisboa, falou que o momento é oportuno para discutir melhorias. “A participação da mulher nos debates é muito importante, para podermos ter melhorias na atenção à saúde das mulheres”.
Melhorias significativas nos serviços de atenção à saúde das mulheres já podem ser notadas, foi o que disse a Secretária de Saúde e Presidente da Plenária, Maria Elizangela Costa Ferreira. “Momentos como estes já é considerado uma grande conquista, onde é possível discutir e deliberar diretrizes voltadas a políticas públicas voltadas à saúde das mulheres”, destacou a secretária.
O Coordenador Geral da Plenária e Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jacundá, Gessynael da Silva Reis, cumprimentou os participantes, ressaltou a importância da plenária e disse que “a colaboração e participação de cada um é o que constrói uma saúde com qualidade para todos”.
Também esteve presente na plenária o prefeito de Jacundá, José Martins de Melo Filho, que abordou um tema de prevenção de câncer do colo do útero, destacando o fato dos municípios terem que realizar em outra cidade os exames. “Nossa localidade não possui laboratórios com certificação de acordo com as exigências do Ministério da Saúde”.
O prefeito de Jacundá encerrou sua fala parabenizando as enfermeiras presentes na plenária pelo seu dia [12 de maio é comemorado o Dia do Enfermeiro].