A Prefeitura Municipal de Jacundá, através da Secretaria de Educação, promoveu na última sexta-feira, 18, a realização do I Workshop da Educação Especial e Inclusiva: Prática Pedagógica e Adequação Curricular, na quadra poliesportiva da E.M.E.F. Rosália Correia.
O objetivo desse evento foi nortear professores que atuam no Ensino Fundamental, com conhecimentos que permitem organizar a prática pedagógica, visando atender as especificidades de aprendizagens dos alunos com deficiência no cotidiano escolar, promovendo uma oficina com atividades adaptadas para alunos com deficiência.
Os professores orientam esse público alvo em período regular nas salas de aula, com isso, todos aprendem ainda mais independente de suas limitações.
O evento contou com a presença do prefeito em exercício, Ismael Gonçalves Barbosa, a Secretária Municipal de Educação, professora Leila Clara Gonçalves Barbosa, a Coordenadora Pedagógica da Educação Especial, professora Rosana Cristina Costa dos Santos e a palestrante, professora e doutora Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo - UNIFESPA.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Ismael Barbosa, relatou emocionado, a importância do evento, que o fez lembrar de sua filha especial, Lorena Barbosa (in memoriam), e firmou o compromisso do incentivo às práticas de apoio para a inclusão dentro da Educação Jacundaense.
A Secretária de Educação Leila Barbosa, comparou os professores como um segundo pai do aluno especial, fazendo uma linha tênue entre o ser mãe e ser educadora de uma criança especial.
Os profissionais da Educação que estiveram presentes no Workshop foram inscritos no período de 07 a 11 de Agosto, através de suas Escolas.
Leila Barbosa, parabenizou todos os envolvidos no I Workshop da Educação Especial e Inclusiva.
“Pretendemos em breve, promover outras atividades em prol da inclusão, nas políticas educacionais do município”, destacou.
O público prioritário do evento foram os professores da Educação Básica, Profissionais de Apoio Escolar (Cuidadores dos Alunos com Deficiência), Supervisores Escolares e Professores do AEE.
Ao todo, cinco salas foram adaptadas para oficinas de aprendizagens, entre elas:
Oficina 01 – Alunos com deficiência visual e prática pedagógica inclusiva;
Oficina 02 – Alunos com surdez e prática pedagógica inclusiva;
Oficina 03 – Alunos com deficiência múltipla e tecnologias assistivas para a inclusão escolar;
Oficina 04 – Aprendizagem de alunos com transtorno de espectro autista e a prática pedagógica inclusiva;
Oficina 05 – Alunos com deficiência intelectual e alternativas didáticas para inclusão escolar.