Discutir as diretrizes e deliberar propostas da área da Saúde para os próximos anos buscando sempre melhorar a qualidade nos atendimentos prestados e, desta forma, a vida da população.
Este é um dos objetivos da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Jacundá e da 1ª Plenária Municipal de Vigilância em Saúde realizadas entre os dias 23 e 25 de agosto, no auditório da Loja Maçônica de Jacundá.
Foram eleitos delegados e delegadas para representar o município nas conferencias estaduais que serão realizadas do dia 17 a 20 de outubro, em Belém.
A conferência definiu por meio de processo eleitoral, por meio de plenária especifica dos segmentos, as entidades eleitas para comporem o Conselho Municipal de Saúde de Jacundá para o quadriênio 2017-2021. Das nove entidades aptas a votarem, segmento de usuários, duas não compareceram, são elas: Associação dos Mine e Pequenos Produtores Rurais do Loteamento Arraias e Região (AMPRULAR) e Associação do Bairro Boa Esperança.
Seguimento de Usuários
A composição do CMS para o quadriênio no seguimento de Usuários ficou da seguinte forma, Titulares: Instituto Pobres Sevos da Divina Providência, Associação dos Moradores da Vila Quatro Bocas (AMVILA), Pastoral da Criança, Paróquia São João Batista, Centro Comunitário de Jacundá (CCJ), Associação dos Produtores Rurais da Região do Jabutizão e Sapucaia (APROJASA), Suplente: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jacundá (STTRJ).
Seguimento dos Trabalhadores de Saúde
No seguimento Trabalhadores da Saúde, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Publica do Estado do Pará (SINTESP) é o representante.
Seguimento de Gestores
A Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá (SMS) segue na representação do seguimento Gestores.
A conferência contou com o representante do 11º Centro Regional de Saúde da SESPA, Israel Correia Pereira, de docentes e discentes da universidade federal sul e sudeste do estado do Pará - UNIFESSPA e de 9 conselhos municipais: Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Merenda Escolar, DMTU, Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente, Conselho da Condição Feminina e Conselho do FUNDEB.
O tema central da 7ª Conferência foi a “Participação Social na Educação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS): Direitos, deveres e desafios”.
O palestrante Israel Correia Pereira, citou que a Conferência é uma festa democrática e de grande importância para a população, debater suas propostas e fazer parte do processo de políticas públicas. “O povo se torna autoridade máxima no município em relação a saúde, desde a atenção básica, média, o hospital, UPA e controle social. Estamos discutindo melhorias da condição de saúde da população, porque é isso que nos interessa, é isso que importa”, enfatizou o palestrante.
O representante da SESPA, destacou que os assuntos abordados durante a conferência estão voltados a saúde da família, os agentes comunitários, consultas especializadas, as internações em pronto socorro e as cotas no Hospital Regional de Marabá.
A Secretária Municipal de Saúde de Jacundá, Maria Elizangela Costa, enalteceu a importância da conferência. “Sairá daqui propostas viáveis, que irão melhorar a saúde do município. Pois fazer saúde não é só vim aqui para a conferência e olhar, é necessário ir para o debate e lutar, falo no sentido literal da palavra, devemos debater até chegar a um consenso, e chegar a propostas excelentes para serem levadas ao âmbito estadual e quem saber o federal”, finalizou a secretária.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gessynael da Silva Reis falou que é preciso motivar a população a participar, se envolver mais, para se construir uma saúde de qualidade. “A comunidade precisa entender que todos têm o direito de participar, os munícipes é que são os patrões, devemos discutir as melhorias de uma saúde de qualidade”, ressaltou, e declarou abeta a 7ª Conferencia Municipal de Saúde.
Representando o Governo Municipal, a vereadora Lane Pinheiro, enfatizou a importância da conferência para o município e parabenizou a participação da comunidade nos debates. “Esse é o momento da comunidade, reivindicar seus direitos, apresentar propostas de melhorias na saúde pública”, completou.
Participaram da mesa de abertura o Padre Gilvan Torres, representando a Igreja Católica, Ledjane Macedo Coelho representando o sindicato dos trabalhadores da saúde (SINTESP) e o Vereador Rafael Comin representando o poder Legislativo.
Encerramento da 7ª Conferencia municipal de Saúde:
Na plenária final o plenário da 7ª Conferência Municipal de saúde homologou a delegação municipal que irá participar das conferencias estaduais e a nova composição do conselho municipal de saúde para o exercício 2017-2021.
O presidente agradeceu a participação de todos na organização e realização da conferencia: delegados, convidados, participantes em geral e de toda a equipe de apoio, e em seguida declarou encerrada a 7ª Conferencia municipal de saúde.