O Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Jacundá (DMTU), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, realizou nesta terça-feira (19), uma Ação Educativa na Escola Municipal Cristo Rei.
A ação contou com a presença de diversos órgãos públicos, sendo eles: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, SAMU e Ministério Público (MP), estes agentes públicos ministraram uma palestra educativa com os alunos do período noturno da escola.
A palestra esclareceu muitas dúvidas dos alunos e o DMTU abordou assuntos sobre acidentes de trânsito, menor infrator e as penalidades que estão sujeitos. O Diretor do Departamento de Trânsito de Jacundá, Eduardo Valmini, declarou que desde o inicio deste ano o departamento vem realizando palestras educativas nas escolas.
“Estamos focando justamente no menor infrator, porque o número de menores conduzindo veículos na cidade é muito grande. Nos últimos meses o DMTU foi procurado pelo MP, Judiciário e CMDCA para que o órgão de trânsito iniciasse uma ação conjunta com demais órgãos, com o objetivo principal de educar o menor, afim de diminuir o índice de infrações de trânsito praticadas por menores nas vias do município”, explicou Valmini.
O promotor de Justiça de Jacundá, Dr. Sávio Ramon, citou a importância dessa ação conjunta dos órgãos públicos no município. “Tínhamos uma vontade antiga, e houve diversas tentativas sem sucesso. Agora chegou o momento de nós fazermos algo pela cidade de Jacundá, seja em relação aos acidentes de trânsito e a violência praticada pelos adolescentes”, ressaltou.
O promotor explicou que mediante as possibilidades, os órgãos envolvidos na ação educativa, buscara focar principalmente nos estudantes, a fim de buscarem uma sociedade melhor. Daí por diante foi criado um cronograma semanal, que visita as escolas do município.
“Abordamos assuntos sobre os atos infracionais, direitos e deveres dos adolescentes e reforçamos o trabalho que o DMTU vem desempenhando na prevenção de acidentes de trânsito. Ressalto que o Ministério Público tem se colocado de portas abertas para a comunidade jacundaense”, finalizou o promotor.