O tráfego de veículos flui normalmente na rodovia PA-150, a 18 KM do município de Jacundá, sentido Nova Ipixuna. Através de Nota, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) informou que durante a manhã desta quarta-feira (4), concluiu a construção do desvio em paralelo à ponte sobre o Rio São Domingos, na PA-150, que veio a sofrer um recalque.
O tráfego já foi totalmente restabelecido na PA-150. Todos os caminhões que estavam retidos já seguiram viagem pelo desvio, que está garantindo a total fluidez do tráfego.
Os reparos totais da ponte serão concluídos em 7 dias, de acordo com informações prestadas pelo Secretário Kleber Menezes, em entrevista coletiva na noite de ontem (3) em Belém.
O secretário esteve in loco na manhã de ontem (3), e após avaliação a empresa Paulo Brígido Engenharia, “com larga experiência em construção e reparos de pontes, foi contratada emergencialmente para a realização da obra”, citou o Kleber Menezes em coletiva.
Kleber declarou que a ponte tem mais de 30 anos, foi construída na abertura da PA-150, porém sofreu uma intervenção de engenharia nos últimos três anos, quando a estrutura metálica, que era a cobertura original, foi substituída por cobertura em concreto, após recuperação integral da rodovia.
“O engenheiro projetista já esteve no local e identificou algumas anomalias e, obviamente, nós vamos acionar a empresa responsável, para que ela possa cobrir os custos dessa obra. O dano, apesar de sério, é de pequena monta, não é uma obra de difícil recuperação, não foi um acidente de extrema gravidade. O reforço será feito para restabelecer sua normalidade, trazendo, inclusive, com aumento do fator de segurança”, declarou o secretário.
Kleber também ressaltou que serão investigadas, outras 19 pontes ao longo da rodovia PA-150, que sofreram a mesma intervenção de engenharia, de modernização.
“Camaleões”
Conhecido popularmente como “camaleões”, os trilhos de roda que surgiram na PA-150, entre Jacundá e Nova Ipixuna, totalizando cerca de 32 KM, tem causado grandes transtornos aos condutores de veículos.
O secretário lembrou durante a coletiva de imprensa, que a expectativa de vida útil da rodovia, é de 10 anos, porém a obra foi concluída há cerca de 2 anos e já apresenta deformações.
“Não pode ter havido um colapso desse pavimento em tão pouco tempo, o que fez com que a Setran e o Governo do Estado adotassem medidas no campo administrativo, que poderão chegar ao campo judicial. Faremos uma perícia para entender se foi problema de projeto, de execução ou de utilização, por sobrecarga no pavimento”, afirmou Kleber Menezes.
As obras para retirar os trilhos de roda está prevista para iniciar no próximo dia 11 de outubro, logo após o Círio de Nazaré.
As empresas contratadas foram a Terraplena e Engeterra, ficarão responsáveis pelas obras, que incluirão a retirada do pavimento danificado (fresagem), renivelamento da pista e revestimento de 4,5 cm de massa asfáltica, para que seja restabelecida a plenitude da trafegabilidade da via.
A previsão de entrega da obra está estimada para o mês de dezembro deste ano. A pavimentação definitiva terá início em maio de 2018. “Este investimento será feito pelo Estado, mas, certamente, vamos buscar o ressarcimento por quem tenha dado causa a este dano estrutural na via”, garantiu Kleber Menezes.