Hoje, mais uma vez, a população jacundaense foi surpreendida com a decisão para a troca de Prefeito, já que no dia 26 de dezembro de 2017, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal, o senhor José Martins de Melo Filho, foi reconduzido ao cargo, recebendo a grande maioria de votos dos Vereadores presentes.
Inconformada com o resultado, a Vereadora Eliane Santos Pinheiro (PR), impetrou Mandado de Segurança, objetivando o cancelamento da referida Sessão Extraordinária e, por conseguinte, pedindo o afastamento de José Martins.
Obedecidos os prazos legais e com o fim do recesso forense, o Nobre Magistrado da Comarca de Jacundá, decidiu pela concessão da Liminar que, culmina com o afastamento do senhor José Martins do cargo de Prefeito, tendo de cumprir os 180 dias determinados pela Desembargadora, no Agravo de Instrumento, feito que tramita no Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
As implicâncias advindas das constantes trocas de Prefeito, são imensuráveis, a começar pela desorganização da máquina governamental, cuja estrutura fica estagnada, porque também acontece a troca dos servidores que são nomeados e exonerados, conforme o Prefeito do dia.
Essas mudanças atingem em cheio a população que, ao recorrer a determinada Secretaria, tem como resposta "de que não existe nada que possa ser feito, devido a troca de Prefeito", causando grandes transtornos e causando um verdadeiro caos social.
Portanto, se engana quem pensa que a troca de Prefeito é boa para A ou para B, já que na realidade todos sofrem, sem exceção, mas existem pessoas que tratam o assunto com humor (deve ser humor negro), sem atentar para o prejuízo que o município e a sua população sofrem, sem ter culpa dos acontecimentos, causados por políticos que, no início da caminhada, aparecem juntos, sorridentes e se mostram amigos.
No decorrer do mandato, há uma mudança drástica, é cada um por si e por seus correligionários, esquecendo de que o povo espera ser brindado com uma administração séria, responsável e atenta para as necessidades de seus munícipes.
Até quando esse troca-troca irá durar, talvez durante todo o mandato, não dando oportunidade para nenhum dos dois Prefeitos, demonstrar realmente a dimensão do seu trabalho.
O tempo irá mostrar os capítulos e as consequências dessas constantes mudanças, o que poderá fazer com que o eleitor adquira maturidade e aprenda a escolher os seus governantes.