Aconteceu na última terça-feira (22), em Jacundá a realização do 1º Simpósio de Negócios. O evento contou com a presença de 90 pessoas, sendo empresários, produtores rurais, agricultores, gerentes de instituições bancárias, prefeito, vereadores e secretários municipais de Jacundá.
De iniciativa conjunta da Associação Comercial e Industrial de Jacundá (ACIJ) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacundá (SINRURAL). Ambos com o objetivo em fomentar uma nova alternativa de negócio viável para o município de Jacundá, foi convidado para compartilhar experiências, o ex-prefeito de Paragominas e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Adnan Demachki.
Também se fez presente o Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Pará, membro da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Produtor Rural e Presidente do Clube de Tiro de Paragominas, Vanderlei Silva de Ataídes e o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Pará (FACIAPA) e Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), Fábio Lúcio Costa.
Os palestrantes convidados, enfatizaram pontos fundamentais necessários para que os empresários e investidores, possam buscar uma nova metodologia na geração de renda para o município de Jacundá, que vêm sofrendo ano a ano, com o declínio da extração madeireira, outrora, a principal fonte de renda de Jacundá.
Foi citada durante a palestra o município de Paragominas, que superou a crise econômica herdada pela economia extrativista florestal. Entretanto várias formas de geração de renda foram abordadas, porém o foco principal se deu na produção sustentável do agronegócio e pecuária.
Entre as novas possibilidades de negócios debatidas, a que mais se tomou um rumo viável para Jacundá, foi o cultivo de grãos, principalmente o de soja.
Com um papel de atrair investimentos, o presidente da Codec, afirmou que em parceria com o Programa Pará 2030, irá trazer nos próximos dias para o município de Jacundá um seminário, voltado para as melhores práticas de atração de investimentos e desenvolvimento econômico já realizados em diversos municípios do Pará, cujo o objetivo é fomentar recursos para colocar Jacundá no rumo econômico.