Mais que uma ferramenta de descontração, as redes sociais influenciam diretamente no ambiente de trabalho, positivamente ou não. O uso adequado dessas ferramentas de comunicação pode potencializar as carreiras, promovendo o crescimento profissional e o network, mas os limites são necessários. O recomendável para se valorizar é dar foco ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias.
O consultor em recursos humanos Celso Bazzola dá dicas de como crescer profissionalmente utilizando redes sociais como o LinkedIn e até o Facebook. Uma delas é ampliar os contatos de forma qualificada, tendo grupos de amigos que possuam contatos ou tenham um perfil profissional interessante. Outra recomendação é valorizar as conquistas profissionais, mostrando ações que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, mas evitando a autopromoção.
Para o Bazzola, o segredo é publicar com inteligência. “Evite publicações irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem, até no Facebook. Levante assuntos relacionados ao seu campo de atuação, evite debates inúteis, como as corriqueiras discussões sobre política e religião, pois elas não levam a nada e você não sabe o posicionamento de seus colegas de trabalho”, explicou. Ele afirmou que ler atentamente antes de curtir ou compartilhar uma publicação e pensar antes de escrever algo são atitudes importantes. “Analise os pontos positivos e negativos de uma postagem, pois essa é a única forma de garantir que ela não interferirá no lado profissional”, garantiu.
A última dica é evitar situações não profissionais, como fotos de baladas, roupas de banho e momentos de bebedeira com os amigos. Segundo Bazzola, a exposição inadequada traz consequências negativas para imagem de um profissional. “Todos estão expostos às avaliações, com certeza isso contará”.