“A importância do Estado e da sociedade civil nas ações de segurança pública municipal”. Esse foi o objetivo de uma reunião do Conselho Interativo de Segurança Pública e Justiça de Jacundá – Cisjus – promovida ontem no Plenário Ulisses Guimarães, sede do Poder Legislativo. Participaram da reunião a delegada Silvia Rêgo, diretora do Departamento de Prevenção ao Crime do Estado do PA – Diprev; tenente Thiago Cruz, Valquiria Vale, chefe de Gabinete da Prefeitura de Jacundá, vereadora Eliane Pinheiro, Zaqueu Catarino, representante da sociedade civil e membro do Cisjus, Eduardo Valmine, DMTU, delegado Sérgio Máximo, entre outras autoridades e populares sob a coordenação da presidente do Cisjus, Cristiane Aguiar.
Na reunião foi discutida a legislação em vigor e a importância do Estado e da Sociedade Civil nas ações de segurança pública municipal, além da reformulação da estrutura organizacional do Conselho Municipal de Segurança Pública.
A criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que passa a ser um órgão de articulação das ações de segurança pública composto por todos os representantes do governo e da segurança pública, foi uma das decisões. “Nesta quarta-feira, 28, representantes de entidades se reunirão na sede dos conselhos de políticas públicas da área de assistência social para discutir o Estatuto Social do Conselho de Segurança Pública de Jacundá (Conseg) que terá uma nova estrutura conforme a legislação apresentada pela delegada do Estado”, explica Zaqueu Catarino.
Também foi criada uma comissão de representantes da sociedade civil para pensar no processo de constituição do Conseg e marcar a data da Assembleia geral de constituição do conselho. E deliberado que a partir da criação deste será revogado a Lei Municipal do Cisjus. E a ampliação do processo de escolha dos novos membros do Conselho de Segurança Pública passa a vigorar a partir de agora.
A delegada Silvia enfatizou a importância de todas essas adequações no município para que o GGIM e o Conseg possam de fato realizar uma efetiva comunicação entre o Estado e o município para atender as necessidades de nossa realidade.