Operação de fiscalização realizada neste sábado (9), nos municípios de Jacundá e Goianésia do Pará, apreendeu mais de uma tonelada de peixes retirados ilegalmente do Lago de Tucuruí.
Foram apreendidos também, apetrechos de pesca, como malhadeiras de tamanhos irregulares. A operação foi coordenada por equipes técnicas do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com as Prefeituras de Jacundá e Goianésia do Pará, Secretarias de Meio Ambiente e Polícia Militar.
O Ideflor-Bio, em parceira com a Semas, a PM e as prefeituras dos municípios que compõem o Mosaico Lago de Tucuruí realizam fiscalizações mensais no local a fim de coibir a pesca ilegal e o uso de apetrechos irregulares. Durante o período do Defeso, essas fiscalizações são intensificadas.
Os peixes foram distribuídos nos bairros Buriti e Vila Rasteiro, no município de Jacundá.
O Mosaico Lago de Tucuruí é um conjunto de Unidades de Conservação estaduais formado pela Área de Proteção Ambiental Lago de Tucuruí e pelas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Alcobaça e Pucuruí-Ararão.
As três UCs compreendem, juntas, cerca de 570 mil hectares, os quais abrangem os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna e Itupiranga. A pesca no lago de Tucuruí é uma das principais atividades econômicas da região.