Segmentos da sociedade civil organizada, trabalhadores de saúde e gestão, do município de Jacundá, participaram da 4ª Plenária Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamentos do SUS”, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (5), no auditório principal da Associação Comercial e Industrial de Jacundá (ACIJ).
Organizada e promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, a plenária teve como objetivo discutir o tema central e os eixos temáticos da etapa estadual; elaborando propostas e a eleição da delegação municipal para a etapa estadual, que acontecerá nos dias 13 e 14 de Junho, por meio da 13ª Conferencia Estadual de saúde, na cidade de Belém/PA.
Ildo Matos, presidente do CMS, ressaltou a importância de “Discutir o atual sistema de saúde pública do País, é fundamental para toda sociedade, pois sabemos da necessidade de democratizar mais os serviços ofertados à população. A plenária oportuniza essas discussões com os segmentos da sociedade organizada, gestores, prestadores de serviços e colaboradores”. Lamentou a ausência do gestor da secretaria de saúde na discussão, onde na data, não existia ninguém nomeado para pasta.
Mais de duzentas pessoas participaram da 4ª PMSJ. Juntos discorreram sobre propostas baseadas nos quatro eixos temáticos da plenária “I- Democracia e a Participação Social na Saúde; II- Saúde como Direito; III- Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde e IV- Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS”.