Faleceu hoje (22), por volta do meio dia, o bispo emérito da Diocese de Marabá, Dom José Foralosso. Ele estava internado na UTI do Hospital Regional do Sudeste do Pará desde o último dia 5 de junho, em estado de coma, em consequência de um AVC e de um traumatismo craniano que sofreu ao cair no chão quando rezava sua última missa.
Dom José era italiano e tinha 74 anos. Em razão da fragilidade de sua saúde, requereu ao Vaticano sua aposentadoria da Diocese um ano antes do prazo determinado. Pretendia cuidar melhor de sua saúde, o que foi entendido pelo Papa e antecedido seu afastamento antes de completar os 75 anos, idade em que os bispos adquirem o direito de se aposentarem.
“Dom José assumiu como bispo de Marabá em 26 de fevereiro de 2000. Uma de suas características nos 12 anos como bispo, foi o respeito aos diferentes pensamentos e segmentos religiosos existentes na diocese. Não impôs sua maneira de pensar e nem perseguiu os que tinham posições e pensamentos diferentes dos seus”, definiu a CPT em nota oficial.
O padre Ademir prevê que um novo bispo para Marabá dificilmente será designado este ano pelo Vaticano. Dom José Foralosso nasceu em Cervarese Santa Croce, na Itália, em 15 de março de 1938 e foi nomeado bispo em 1991, deixando a Itália para ser titular de Guiratinga, no Mato Grosso, para onde ele sonhava em voltar.
Há previsão de duas irmãs de dom José virem da Itália, mas essa informação ainda não foi confirmada pelo padre Ademir Gramelik, que esteve ao lado do bispo durante todo o seu calvário no hospital, visitando-o todos os dias.
Recentemente, um primo de dom José Foralosso, que é frei em São Paulo, veio visitá-lo, tendo passado uma semana em Marabá. “Além disso, todos os dias eu vinha duas vezes visitar nosso bispo, além de outros religiosos que também davam assistência a ele no hospital, com acompanhamento 24 horas”, ressalvou o padre Ademir.
O velório terá início às 18 horas desta quarta-feira (22), no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, e o sepultamento será aqui mesmo em Marabá, na tarde desta quinta-feira.