Nesta sexta-feira (27) os dois novos vereadores da Câmara Municipal de Marabá (CMM) foram devidamente diplomados e apresentaram a documentação na presidência da Casa para poderem iniciar oficialmente suas atividades parlamentares.
Conforme já foi noticiado anteriormente, o apresentador de TV Nonato Dourado (PMN) e o empresário Ilker Moraes (PHS) foram eleitos graças a uma nova totalização de votos de Marabá provocada por uma decisão do juiz titular da 23ª Zona Eleitoral, César Dias de França Lins.
O magistrado cassou o vereador Gerson do Badeco, por ter utilizado o carro oficial da Câmara durante o período de campanha, e ainda anulou todos os votos dele. Com isso, o coeficiente eleitoral mudou e os votos de Nonato Dourado acabaram sendo suficientes para Elegê-lo.
Efeito colateral dessa decisão foi que os votos da vereadora Irmã Nazaré (PSDB), a quarta mais bem votada de sua legenda, se tornaram insuficientes para elegê-la, ficando a vaga com Ilker Moraes, que foi o segundo mais bem votado de seu partido, atrás exatamente o cassado Gerson do Badeco.
Aliás, Ilker não quis gravar entrevista para falar sobre seus planos como parlamentar, por entender que é melhor aguardar mais alguns dias, pois existe um recurso impetrado por Gerson do Badeco, que está sendo analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), e poderá mudar novamente o panorama da Câmara de Vereadores.
Por outro lado, o vereador Nonato Dourado falou com a Imprensa. “Estou na condição de vereador, mas sub judice. Não sei se vou ficar um dia, uma hora ou um ano, por isso nesse primeiro momento vou tomar pé da situação e ver como funciona a Câmara Municipal”, declarou.
Nonato também disse que vai manter suas atividades como apresentador de TV e locutor de rádio, por entender que se trata de mais um canal que ele tem para representar o “povão”.
O novo parlamentar disse também que entra na Câmara na condição de vereador de situação ao governo municipal. “Apoiei o atual prefeito João Salame durante a campanha e não há nenhuma mudança prevista”, ressalta.